Fluxo: como estar completamente focado em seus valores.

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Saiba o que é o estado de fluxo e como isso te ajuda a estar completamente focado e em contato com seus valores.

Valor; talvez represente um dos principais conceitos da psicologia. Apesar de ser uma pedra basilar da terapia de aceitação e compromisso, muitas abordagens usam o conceito com outros nomes ou de outra forma sem exatamente citá-los. O autor Mihaly Csikszentmihalyi em seu livro “Encontrando Fluxo” traz inúmeros exemplos de como podemos vivenciar mais frequentemente o estado de fluxo, ou seja, estarmos completamente presentes absorvidos por uma atividade. Nesse estado estamos agindo em função de algum valor, alguma qualidade, característica ou aspiração, intrinsecamente ligada a quem nós somos.

Estar em Fluxo

Estar em fluxo é se permitir levar a atenção completamente para uma atividade, sem notar o tempo passar, estando completamente envolvido. Estar em fluxo significa fazer algo pelo simples ato de fazer. O fim em si é a própria situação presente, com a mente completamente focada naquele momento. Fluxo gera mais conexão com valores e valores geram mais fluxo.

Como estaríamos inteiramente focados numa situação se aquilo não tivesse a ver com nossas características e peculiaridades. Se um valor para mim é conhecimento, mais facilmente posso entrar em fluxo fazendo atividades relacionadas como uma aula de inglês, estudando ou assistindo de maneira intencional a um documentário. Se o valor é amizade, mais facilmente desfrutaria de uma boa conversa e companhia de algum amigo, estando absorto naquele momento.

Vivenciar fluxo e se conectar com valores é o que dá sentido às vidas, o que gera vitalidade, energia e força de vontade. A partir da nossa conexão com nós mesmos, agindo em função disso, apreciando os momentos relacionados, estando completamente presentes que podemos ter uma vida mais rica de significado.

Artigos Relacionados

Paranoia

Paranoia

Bom tema para filmes. Quem nunca assistiu a Ilha do Medo de Scorcese? O delírio, a paranoia, é um tema extremamente cativante. Foge completamente da realidade e atinge o telespectador. E o que de fato seria isso?
Do ponto de vista da psiquiatria, quando falamos em paranoia, nos referimos a um quadro específico da esquizofrenia

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 18:00