Cuidado com a necessidade de ter certeza!

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Cuidado com a necessidade da sua mente de ter certeza. Veja como isso pode te atrapalhar!

A mente adora rotular

Parece estranho ao ler de imediato, mas é isso mesmo. Cuidado com a certeza. É interessante pensar como a certeza pode ser algo negativo já que de maneira geral ela traz algum conforto. Vou explicar melhor. O nosso cérebro/mente tem uma necessidade de coerência, de uma explicação plausível para tudo. Se vemos algo na rua, lá está nossa mente formulando constatações do que é não é. Se alguém nos conta uma história, também já pipocam vários pensamentos com impressões, rótulos e conclusões.
A mente é uma máquina de constatações, logo certezas, pelo menos é o que ela acha. Imagine só que esse mesmo processo acontece com nossas crenças, as ideias que temos de tudo (nós, as pessoas, a política, o mundo, religião, casamento). Temos uma tendência de gostar de certezas, impressões, constatações, mesmo que não sejam benéficas.

Não importa se a ideia é verdadeira ou falsa

Para o nosso cérebro não importa se a constatação é útil ou não, verdadeira ou falsa. Na verdade o maior interesse é na manutenção de uma estabilidade dela. Mudanças não são bem vindas pois mexem com o arcabouço de ideias que temos de tudo, inclusive de nós mesmos. Se eu tenho auto-imagem muito negativa, de que sou um péssimo namorado, para minha mente traz um conforto eu saber disso ao invés de colocar a prova. É um desejo de estabilidade, ordem e certeza. “Eu não consigo”. É uma certeza, um pensamento de constatação de uma impressão de mim mesmo e o cérebro diz – se pudesse dizer – “ufa, me sinto aliviado, não consigo, melhor ficar onde estou, não me desafiar”. 

A mente fica tranquila com a certeza

A estabilidade, a necessidade de certeza, o medo da mudança, do que não é claro, deixa a nossa mente tranquila, traz até um prazer, um alívio, conforto, mas não deixa a vida mais rica e feliz.
O que tenho visto nos meus estudos de psicologia é que a primeira grande constatação é que a nossa mente tem processos pouco funcionais e são da natureza dela. Não adianta bater de frente ou tentar subir a cachoeira a nado. É reconhecer e desviar. A mente quer certeza, é algo impulsivo, automático e recorrente. Não lute contra isso, mas reconheça quando ela de maneira traiçoeira buscar comandar sua vida e escolha! Escolher significa decidir e agir conforme deseja, não conforme sua mente manda; uma mente que gosta de conforto e estabilidade.

A vida demanda abertura e incerteza

A nossa biologia adora certeza e a vida demanda um gosto diferente, uma habilidade emocional oposta, a abertura para se envolver com a incerteza…

Artigos Relacionados

A Positividade também é importante

A Positividade também é importante

A positividade é importante como a negatividade. A última leva à proteção, ajustes, reflexão. E o pensamento positivo ao engajamento e crescimento. Gente negativa é desagradável, intoxica o ambiente. Buscar elementos positivos na vida e combustível para o crescimento...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00