Você é habilidoso e seu mindset te leva ao fracasso?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Como ser um prodígio pode levar a consequências negativas? A questão é como a pessoa funciona, quais são suas crenças em relação a suas habilidades. A autora Carol Dweck de Mindset esclarece que a depender de como a pessoa encara o desafio ser bom pode na verdade ser algo prejudicial a ela.

Estava refletindo, após uma leitura, sobre como ter uma habilidade precoce pode ser prejudicial. Parece estranho pensar nisso não? Como ser um prodígio pode levar a consequências negativas? A questão é como a pessoa funciona, quais são suas crenças em relação a suas habilidades. A autora Carol Dweck de Mindset esclarece que a depender de como a pessoa encara o desafio ser bom pode na verdade ser algo prejudicial a ela.

 

Falei em outro post sobre o mindset fixo e de crescimento. Pessoas com mindset fixo tem a crença de que são inatamente competentes, logo o fracasso não é processado cognitiva e emocionalmente de maneira adequada. Como assim eu não consigo se sou tão bom? Pessoas habilidosas precocemente podem se apegar a imagem que tem de que são habilidosas e temer o desafio e dificuldade pois ambas apontariam a contradição de que não são tão boas.

 

As pessoas com mindset de crescimento, por outro lado, reconhecem o fracasso e derrota como naturais e indicativos de que precisam trabalhar habilidades, treinar e se esforçar.

 

Talvez tenhamos alguns exemplos no meio do futebol. Refleti sobre a derrota da seleção brasileira por 7 a 1 para a Alemanha. Será que não foi uma questão de mindset? Falo mais sobre isso em outro post. Pessoas ou uma equipe com mindset fixo não conseguem lidar bem com a dificuldade.

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00