Depressão é doença do cérebro?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Depressão é doença causada no cérebro?

Depressão é doença do cérebro?

Para responder a esta pergunta precisamos revisitar o conceito de dualidade imposto por Descartes. A partir dele passamos a dividir o mundo em dois, o da mente e o da matéria ( do cérebro). Existem filósofos que se debruçam nesse conceito de dualidade até hoje e a tendência atual é ter uma visão mais integrada de mente e cérebro, com uma teoria que ao invés de ser dualista é monista, numa mudança de paradigma desde Descartes. Mente e cérebro são a mesma coisa, simplesmente aspectos distintos de uma mesma realidade.

Portanto, quando tomo um antidepressivo ele age no meu cérebro e na minha mente. Há uma melhora do estado de humor através de uma ação sobre circuitos cerebrais e isso tem uma repercussão paralela sobre os pensamentos e emoções. Quando desenvolvo habilidades de manejo de pensamentos e emoções, há uma transformação nos aspectos da mente e de maneira paralela sobre o cérebro.

Separar mente do cérebro é um erro de perspectiva, uma falha do raciocínio. São duas faces de uma mesma moema. Não há como eliminar uma sem destruir a outra; não há como existir uma sem a outra.

Dr Caio Magno – Médico psiquiatra – Moema – São Paulo

Artigos Relacionados

A Positividade também é importante

A Positividade também é importante

A positividade é importante como a negatividade. A última leva à proteção, ajustes, reflexão. E o pensamento positivo ao engajamento e crescimento. Gente negativa é desagradável, intoxica o ambiente. Buscar elementos positivos na vida e combustível para o crescimento...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00