Depressão não é tristeza

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Depressão é um quadro clínico mais abrangente que tão somente a tristeza, uma emoção comum e normal que sentimos quando constatamos que alguma coisa nas nossas vidas não está como desejaríamos.

Já escutei de algumas pessoas comentários que buscam minimizar a depressão, como se fosse fraqueza, falta de força de vontade ou preguiça. Também não é incomum no meu consultório alguns pacientes se questionarem qual seria a diferença entre depressão e tristeza. Vou tecer brevemente sobre isso, relacionando os dois tópicos.

Depressão é um quadro clínico mais abrangente que tão somente a tristeza, uma emoção comum e normal que sentimos quando constatamos que alguma coisa nas nossas vidas não está como desejaríamos. Na depressão a tristeza é um dos sintomas, existem muitos outros como falta de energia, fadiga, desesperança, insônia, falta de vontade de fazer as coisas do dia a dia, pensamentos negativos recorrentes e freqüentemente pensamentos relacionados à morte ou até de suicídio. Para ser depressão, a gama de sintomas deve trazer um sofrimento que foge da tristeza comum, e produz um impacto seja na forma de sofrimento ou na capacidade da pessoa realizar e apreciar as atividades da sua vida.

O tratamento envolve medicação e ou psicoterapia.

Caio Magno – Psiquiatra, terapeuta cognitivo comportamental e instrutor de mindfulness.

Artigos Relacionados

Aceitação: habilidade emocional

Aceitação: habilidade emocional

Muitos pensam que aceitação é uma característica negativa, algum tipo de fraqueza. E se eu disser que é uma habilidade emocional e das mais complexas? Aceitação não é o que, comumente se imagina, passividade ou até mesmo resignação. Tampouco é falta de ação ou de...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Email

contato@drcaio.com