Incerteza, ansiedade e a pandemia

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Você sabe por que as pessoas com quadros de ansiedade estão piorando na pandemia?

Hoje não vou me alongar na discussão. Me ocorreu a partir de experiências ouvidas, refletir sobre como tem sido difícil para quem tem um funcionamento ansioso, lidar com as incertezas trazidas pela pandemia. A morte realmente bate à porta. É cansativo ver os jornais com suas contagens diárias dos mortos e a expectativa da chegada aos 100000, no Brasil. Realmente é difícil e real ouvir as histórias de perdas, das milhares de famílias afetadas ou pela doença ou pelas consequências econômicas que vieram em conjunto. Não sabemos como o futuro próximo será, quando a economia irá se fortalecer de novo e se a vacina estará disponível num tempo adequado.

A incerteza, o medo, a insegurança e ansiedade são também realidade. A realidade de não sabermos como será o amanhã próximo. Por que tantas pessoas com quadros ansiosos, com TOC, fobias ou funcionamento mais rígido estão sofrendo tanto? Acredito que o que comentei acima já dá uma pista. A ansiedade é inimiga da incerteza, odeia ela e faz de tudo para se livrar. A pandemia é sinônimo de incerteza e grande fator de estresse para quem é mais ansioso.

É evidente que almejamos segurança. Quem não quer saber quanto vai receber, como vai chegar em casa e como sua família irá se desenvolver? Nós buscamos segurança sim e tudo bem. A questão é não tolerar a dúvida e a incerteza. Isso é prato cheio para quadros de ansiedade. Imagine só como sofre uma pessoa com TOC com compulsões de limpeza nesta pandemia, o quanto de ansiedade a realidade de risco de contaminação penetra no imaginário irreal das obsessões dela.

Vivemos um momento muito difícil com muitas perdas, dor e estresse. Vamos nos fortalecer para ficar só com a carga de desconforto real para que nossas mentes não o intensifique no nosso imaginário irreal.

Artigos Relacionados

Paranoia

Paranoia

Bom tema para filmes. Quem nunca assistiu a Ilha do Medo de Scorcese? O delírio, a paranoia, é um tema extremamente cativante. Foge completamente da realidade e atinge o telespectador. E o que de fato seria isso?
Do ponto de vista da psiquiatria, quando falamos em paranoia, nos referimos a um quadro específico da esquizofrenia

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 18:00