o que é transtorno bipolar?

Meu humor varia. Sou bipolar?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
É importante considerar que apresentar variação do humor é normal, ficamos tristes, ansiosos, irritados e quase todos quadros psiquiátricos apresentam variação do humor.

O que é transtorno bipolar?

Me dei conta hoje que ainda não escrevi sobre esse tema, apesar de ser tão importante. Bipolaridade ou transtorno bipolar é um quadro muito mal entendido entre a população. Muitos pacientes costumam dizer que são meio bipolares e se identificam com o nome. O erro reside numa questão de significado. A palavra bipolaridade traduz polos opostos e por isso as pessoas costumam comparar sua variação do humor com isso, concluindo que tem bipolaridade.

É importante considerar que apresentar variação do humor é normal, ficamos tristes, ansiosos, irritados e quase todos quadros psiquiátricos apresentam variação do humor. Na bipolaridade, quando nos referimos a isso, estamos falando de dois quadros: depressão e mania.

Uma pessoa tem diagnóstico de bipolaridade quando apresenta episódios de mania ( euforia, aumento de energia, aceleração do pensamento , desinibição, irritabilidade, aumento de atividade, etc) e episódios depressivos ( tristeza, anedonia, falta de energia, angústia, baixa auto estima). Para apresentar tais quadros é necessário que os sintomas tenham um impacto e duração características, ou seja, difere de apresentar tristeza, alegria, aumento de energia fugazes, coisa normal.

O tratamento envolve medicação (estabilizadores do humor) e regulação dos hábitos de vida, preservando sono e reconhecendo se o humor está mudando de polo, sendo possível construir estratégias para manter o bem estar.

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00