O paradigma da mente

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Atualmente muito se tem discutido sobre qual seria a melhor forma de tratar os transtorno mentais. Existem dois paradigmas básicos e vou escrever brevemente sobre eles.

O paradigma da mente

Escrevo brevemente sobre um ponto muito importante da psicologia e psiquiatria. Atualmente muito se tem discutido sobre qual seria a melhor forma de tratar os transtorno mentais. Existem dois paradigmas básicos, em um deles opta-se por trabalhar os conteúdos da mente, digo pensamentos ou qualquer outra cognição com o objetivo, de certa forma, de ajustá-los a um padrão adequado de funcionamento. Fazem isso desde a psicanálise até a terapia cognitivo-comportamental. A premissa é que a partir da adequação da cognição do individuo com algo mais próximo do real, obtem-se o benefício de melhora sintomática.

Uma outra premissa está no extremo oposto. Não se busca “consertar a mente” pois a consideração é que a produção de pensamentos ditos negativos é normal e natural, resultado de uma inteligência que se desenvolveu para se proteger de riscos. Portanto, a satisfação e bem estar são obtidos a partir do aprendizado de como lidar e não modificar pensamentos e emoções. E o objetivo é enriquecer a vida com o que se deseja, com o que é próximo dos interesses mais íntimos da pessoa, seus valores.

Dr Caio Magno – Médico Psiquiatra – (UNIFESP)

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00