O que é ansiedade social?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
É a ansiedade que envolve o contato social. Quando em níveis elevados e que causam sofrimento caracteriza o transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social.

É a ansiedade que envolve o contato social. Quando em níveis elevados e que causam sofrimento caracteriza o transtorno de ansiedade social, também chamado de fobia social. Basicamente a pessoa avalia que estar exposto ao julgamento de outra pessoa ou à sua opinião é algo muito perigoso. Tem pensamentos do tipo: “não tenho nada de importante a dizer, não vou conseguir me expressar, vou gaguejar, não vou conseguir falar etc”.

Todos em algum momento vão apresentar algum nível de ansiedade nessas situações. É perfeitamente comum ficar apreensivo com a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou com uma grande apresentação na empresa onde trabalha. O problema surge quando a ansiedade passa a não ter muito sentido em relação à realidade. O grau de ameaça imaginado pela pessoa é bem maior que o estímulo de fato.

A fobia social mais grave restringe até comportamentos habituais como pedir comida para um garçom, tirar uma dúvida com um segurança no shopping ou pedir informações na rua. Não necessariamente que o problema tem que estar voltado para apresentações para várias pessoas. O que demonstra o modo de funcionamento do transtorno é basicamente o sofrimento relacionado a estar diante de uma avaliação real ou imaginária e os sintomas relacionados.

Terapia cognitivo-comportamental é eficaz e no processo são trabalhados os pensamentos distorcidos relacionados à exposição através de questionamentos e de experimentos comportamentais. Medicação também contribui para reduzir a ansiedade.

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00