tratamento burnout

O que é burnout? Tem tratamento?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Quem diria que excesso de cuidado pelo outro poderia causar problemas de saúde? Pode sim, e é extremamente comum entre médicos e enfermeiros.

Burnout é a síndrome da exaustão emocional do trabalho, um transtorno caracterizado por 3 grupos de sintomas:

a)Exaustão: incapacidade de oferecer mais de si no trabalho.

b) Despersonalização: sensação de distanciamento afetivo das pessoas de modo a tratá-las como objetos ou com certo cinismo.

c) Falta de realização pessoal no trabalho: o funcionário pensa que seu trabalho e funções não tem um sentido ou utilidade.

Burnout é extremamente comum especialmente entre, pasmem, profissionais de saúde, os especialistas no cuidado. É o esgotamento de cuidar do outro sem olhar para si, o que também pode ser chamado de fadiga compassiva.

Quem diria que excesso de cuidado pelo outro poderia causar problemas de saúde? Pode sim, e é extremamente comum entre médicos e enfermeiros.

Sabe-se que burnout aumenta pensamentos de suicídio e erros médicos. É incrível que muito apesar disso, várias empresas preferem ver seus profissionais doentes e as consequências negativas disso para a qualidade do serviço que eficazmente abordar o problemas. Profissionais que são submetidos a regimes rígidos demais e cargas horárias extensivas simplesmente adoecem.

Falo sobre as possibilidades de tratamento e mudanças em outro post.

Dr Caio Magno – Médico Psiquiatra

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00