Por que pensamos de maneira negativa?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Com o desenvolvimento da humanidade, é evidente que ainda temos muitos desses problemas, mas não é mais a regra em boa parte do mundo.

Por incrível que pareça, o pensamento negativo foi uma evolução da espécie humana. No passado longínquo da humanidade, o mundo era repleto de ameaças como animais ferozes, intempéries climáticas, privação de comida, conflitos entre tribos etc. Para sobreviver no dia a dia as pessoas necessitavam antever uma diversa gama de possíveis desfechos negativos.

Com o desenvolvimento da humanidade, é evidente que ainda temos muitos desses problemas, mas não é mais a regra em boa parte do mundo. A mente, no entanto, mantém o seu funcionamento automático e tendemos a catastrofizar, pensar no pior. Se vemos o início de uma mensagem no WhatsApp como “preciso falar com você”, toda sorte de possíveis problemas imediatamente pipocam na mente.

O problema em si nem são os pensamentos negativos, mas a atitude que temos diante deles. Compreender e aceitar esse modo de funcionamento mental, criando recursos para melhor lidar com tais pensamentos sem um envolvimento, sem que eles tomem conta do nosso espaço interno, é mais viável que entrar numa briga impossível de ser vencida. A mente tem um funcionamento natural, com seus automatismos. Reconhecer e aceitá-lo é um passo para aumentar flexibilidade psicológica e o nível de bem estar emocional.

Dr Caio Magno – Médico psiquiatra, terapeuta cognitivo-comportamental, São Paulo

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00