Telemedicina e a psiquiatria em São Paulo durante pandemia

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
A cidade de São Paulo é realmente impressionante quanto à capacidade de adaptação e reorganização. Não é a toa que é ainda a locomotiva do país, onde as coisas começam, acontecem, onde surgem muitos desafios e soluções. A pandemia do coronavírus veio de maneira avassaladora sobre a saúde dos paulistanos, comprometendo a logística de atendimento […]

A cidade de São Paulo é realmente impressionante quanto à capacidade de adaptação e reorganização. Não é a toa que é ainda a locomotiva do país, onde as coisas começam, acontecem, onde surgem muitos desafios e soluções. A pandemia do coronavírus veio de maneira avassaladora sobre a saúde dos paulistanos, comprometendo a logística de atendimento de todos num primeiro momento. Vi de repente os ambulatórios se esvaziarem por conta da recomendação de isolamento social e a rápida adaptação com o uso da telemedicina.

Telemedicina

Certamente, na cidade de São Paulo, a telemedicina veio com tudo em várias especialidades, e na psiquiatria ainda mais fortemente por conta de suas características. As consultas de psiquiatria por vídeo chamada foram um alento para a saúde mental da população, de modo que os paulistanos puderam ser assistidos nesse momento tão difícil. A distância conseguimos ver, ouvir e avaliar os pacientes, propondo diagnósticos de tratamentos.

Receitas digitais

Outro refresco na saúde e alento do aprimoramento tecnológico foi a receita com assinatura digital. Era um absurdo no nosso país tudo ser em papel. Já reconhecia a importância do prontuário eletrônico, ainda incipiente do país, inutilizado no SUS e usado de maneira heterogênea pelos saúde privada. Mas a receita digital foi uma grande evolução, ferramenta utilizada nos EUA e Canadá, há muitos anos, e que chegou ao país diante dessa calamidade de saúde.

A psiquiatria em São Paulo realmente evoluiu com essas ferramentas psicológicas e os psiquiatras puderam se adaptar e manter um bom atendimento durante essa fase difícil.

Artigos Relacionados

A Positividade também é importante

A Positividade também é importante

A positividade é importante como a negatividade. A última leva à proteção, ajustes, reflexão. E o pensamento positivo ao engajamento e crescimento. Gente negativa é desagradável, intoxica o ambiente. Buscar elementos positivos na vida e combustível para o crescimento...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00