Inicialmente havia pensando em colocar o título “como tratar a ansiedade”, mas de certa forma, o que quero abordar é como a ansiedade funciona e quais ferramentas são eficazes para lidar com ela. Tomo um pouco de cuidado com a palavra tratar para que não haja confusão com eliminar a ansiedade, coisa que é impossível.
A ansiedade é a emoção relacionada às perspectivas futuras de se envolver em qualquer situação de risco real ou imaginária. Na verdade como está no futuro sempre é algo inferido, portanto não é presente, nem real.
Medicação funciona no tratamento de ansiedade e é bem validada por estudos científicos. Terapia funciona, as abordagens cognitivo-comportamentais tem bastante eficácia. O que quero trazer é que boa parte da ansiedade surge pela intenção de controlar esse estado interno, a ansiedade e a perspectiva negativa. Portanto abordagens que envolvam mudar a atitude para com o pensamento, as emoções e impulsos podem contribuir. Existem várias ferramentas.
Basicamente é abrir um espaço para a ansiedade, observar, acolher e deixar que parta, mantendo o direcionamento para aonde se deseja chegar e o que se deseja fazer seja naquele momento ou mais adiante. Comportamento voltado para o que importa, enriquece e traz vitalidade.