Você tem problema para reconhecer suas emoções?

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Você sabe a diferença entre suas emoções como tristeza e ansiedade? Ou melhor, consegue identificar quando está triste ou ansioso? Sabia que muitas pessoas não desenvolvem essa habilidade e vivem ao sabor de um fundo emocional que as governa sem perceberem? Emoções dão o sabor à vida As emoções são a trilha sonora do filme […]

Você sabe a diferença entre suas emoções como tristeza e ansiedade? Ou melhor, consegue identificar quando está triste ou ansioso? Sabia que muitas pessoas não desenvolvem essa habilidade e vivem ao sabor de um fundo emocional que as governa sem perceberem?


Emoções dão o sabor à vida

As emoções são a trilha sonora do filme da sua vida. Tente assistir a um filme de suspense sem música. Vai ser chato demais, não toca seus sentimentos. Muito provavelmente desistiria de ver até o final.
Sem emoção não existe movimento, ação. Elas estão intrinsecamente envolvidas com nossas ações e decisões e geralmente nem percebemos.

Consciência das emoções

Percebe o problema de não estar autoconsciente? Vai agir, escolher, decidir ao sabor do clima emocional.
E como notamos as emoções? Treinando, simples assim. Você pode se perguntar como se sente e notá-las. Como é a sua ansiedade ou a sua tristeza? Quando está triste nota aperto no peito, sensação de peso, falta de energia, aspecto do ambiente cinzento, peso na cabeça? Note isso.


Sensações das emoções

E sua ansiedade? Coração acelera, respiração fica mais rápida? Sente o corpo tenso, inquietação? Como fica sua mente, pacífica ou acelerada?


Qual é a tendência para onde leva a tristeza? Tende a ficar mais deitado, passivo, querendo dormir ou descansar? Que pensamentos vêm junto? Que você acha deles?

E a ansiedade te leva para onde? Fica se mexendo, come mais, usa álcool, busca pensar e pensar para traçar planos? E o conteúdo dos pensamentos traz o quê?

Inteligência emocional

Veja que tudo está dentro de você. Existe bastante riqueza nisso tudo. Ter curiosidade e coragem de olhar para isso pode lhe permitir escolher melhor, não ao sabor do clima emocional, mas de acordo com o desejo. Isso é inteligência emocional.

Artigos Relacionados

A Positividade também é importante

A Positividade também é importante

A positividade é importante como a negatividade. A última leva à proteção, ajustes, reflexão. E o pensamento positivo ao engajamento e crescimento. Gente negativa é desagradável, intoxica o ambiente. Buscar elementos positivos na vida e combustível para o crescimento...

Tudo sobre síndrome do Pânico

Tudo sobre síndrome do Pânico

O que é síndrome do pânico? É um transtorno psiquiátrico, ou seja, um problema emocional, trocando por  uma expressão mais bonita. O nome pânico já indica o principal elemento do problema, ansiedade intensa. Síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade que tem como...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00