E esquizofrenia, que seria? É um quadro complexo de uma psicose primária, ou seja, sem outras causas como as acima referidas.
Você pode acessar o blog que apresento mais informações.
É importante que o paciente seja logo atendido por psiquiatra e medicado para que possa se recuperar e manter suas funções. Quando mais tempo sem tratamento pior é a evolução do quadro clínico.
Existem várias medicações eficazes disponíveis na psiquiatria, bem toleradas e aceitas pelo organismo do paciente. E para cada caso podem ser sugeridos outros tratamentos como psicoterapia específica ou seguimento com terapeuta ocupacional.
Sou formado em terapia cognitivo-comportamental (Centro de terapia Cognitiva – CTC Veda) e mindfulness (Universidade Federal de São Paulo). Comecei minha atuação profissioanal como psiquiatra e desde a residência já tinha interesse nas terapias/ psicoterapias. Assim que finalizei essa formação ingressei numa especialização em terapia cognitivo-comportamental.
Ficava intrigado com funcionamento da mente e pude compreender com o curso que geralmente o sofrimento se deve mais à forma como as pessoas vêem uma situação do que pela situação em si. Achei esse conceito maravilhoso e com grande potencial terapêutico.