Incerteza? Antes disso vamos falar sobre a certeza. Devemos tomar cuidado com ela. Parece estranho ao ler de imediato, mas é isso mesmo. Cuidado com a certeza. É interessante pensar como a certeza pode ser algo negativo já que de maneira geral ela traz algum conforto. Vou explicar melhor. O nosso cérebro/mente tem uma necessidade de coerência, de uma explicação plausível para tudo. Se vemos algo na rua, lá está nossa mente formulando constatações do que é não é. Se alguém nos conta uma história, também já pipocam vários pensamentos com impressões, rótulos e conclusões.
A mente é uma máquina de constatações, logo certezas, pelo menos é o que ela acha. Imagine só que esse mesmo processo acontece com nossas crenças, as ideias que temos de tudo (nós, as pessoas, a política, o mundo, religião, casamento). Temos uma tendência de gostar de certezas, impressões, constatações, mesmo que não sejam benéficas.
Para o nosso cérebro não importa se a constatação é útil ou não, verdadeira ou falsa. Na verdade o maior interesse é na manutenção de uma estabilidade dela. Mudanças não são bem vindas pois mexem com o arcabouço de ideias que temos de tudo, inclusive de nós mesmos. Se eu tenho autoimagem muito negativa, de que sou um péssimo namorado, para minha mente traz um conforto eu saber disso ao invés de colocar a prova. É um desejo de estabilidade, ordem e certeza. “Eu não consigo”. É uma certeza, um pensamento de constatação de uma impressão de mim mesmo e o cérebro diz – se pudesse dizer – “ufa, me sinto aliviado, não consigo, melhor ficar onde estou, não me desafiar”.
A estabilidade, a necessidade de certeza, o medo da mudança, do que não é claro, deixa a nossa mente tranquila, traz até um prazer, um alívio, conforto, mas não deixa a vida mais rica e feliz.
O que tenho visto nos meus estudos de psicologia é que a primeira grande constatação é que a nossa mente tem processos pouco funcionais e são da natureza dela. Não adianta bater de frente ou tentar subir a cachoeira a nado. É reconhecer e desviar. A mente quer certeza, é algo impulsivo, automático e recorrente. Não lute contra isso, mas reconheça quando ela de maneira traiçoeira buscar comandar sua vida e escolha! Escolher significa decidir e agir conforme deseja, não conforme sua mente manda; uma mente que gosta de conforto e estabilidade.
A nossa biologia adora certeza e a vida demanda um gosto diferente, uma habilidade emocional oposta, a abertura para se envolver com a incerteza…
Quais são os sintomas da depressão? A depressão é tranststorno mental muito prevalente. É importante…
Os quadros de ansiedade e o pânico são transtornos que afetam milhões de pessoas em…
A depressão é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo…
Diagnóstico e tratamento de Burnout: Burnout é um problema cada vez mais comum nos dias…
A ansiedade patológica é um problema de saúde mental que afeta milhões de pessoas em…