Incerteza, insegurança, etéreo

Incerteza? Como lidar?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Cuidado com a necessidade da sua mente de ter certeza. Veja como isso pode te atrapalhar!

A mente adora rotular

Incerteza? Antes disso vamos falar sobre a certeza. Devemos tomar cuidado com ela. Parece estranho ao ler de imediato, mas é isso mesmo. Cuidado com a certeza. É interessante pensar como a certeza pode ser algo negativo já que de maneira geral ela traz algum conforto. Vou explicar melhor. O nosso cérebro/mente tem uma necessidade de coerência, de uma explicação plausível para tudo. Se vemos algo na rua, lá está nossa mente formulando constatações do que é não é. Se alguém nos conta uma história, também já pipocam vários pensamentos com impressões, rótulos e conclusões.
A mente é uma máquina de constatações, logo certezas, pelo menos é o que ela acha. Imagine só que esse mesmo processo acontece com nossas crenças, as ideias que temos de tudo (nós, as pessoas, a política, o mundo, religião, casamento). Temos uma tendência de gostar de certezas, impressões, constatações, mesmo que não sejam benéficas.

Não importa se a ideia é verdadeira ou falsa

Para o nosso cérebro não importa se a constatação é útil ou não, verdadeira ou falsa. Na verdade o maior interesse é na manutenção de uma estabilidade dela. Mudanças não são bem vindas pois mexem com o arcabouço de ideias que temos de tudo, inclusive de nós mesmos. Se eu tenho autoimagem muito negativa, de que sou um péssimo namorado, para minha mente traz um conforto eu saber disso ao invés de colocar a prova. É um desejo de estabilidade, ordem e certeza. “Eu não consigo”. É uma certeza, um pensamento de constatação de uma impressão de mim mesmo e o cérebro diz – se pudesse dizer – “ufa, me sinto aliviado, não consigo, melhor ficar onde estou, não me desafiar”. 

A mente fica tranquila com a certeza

A estabilidade, a necessidade de certeza, o medo da mudança, do que não é claro, deixa a nossa mente tranquila, traz até um prazer, um alívio, conforto, mas não deixa a vida mais rica e feliz.
O que tenho visto nos meus estudos de psicologia é que a primeira grande constatação é que a nossa mente tem processos pouco funcionais e são da natureza dela. Não adianta bater de frente ou tentar subir a cachoeira a nado. É reconhecer e desviar. A mente quer certeza, é algo impulsivo, automático e recorrente. Não lute contra isso, mas reconheça quando ela de maneira traiçoeira buscar comandar sua vida e escolha! Escolher significa decidir e agir conforme deseja, não conforme sua mente manda; uma mente que gosta de conforto e estabilidade.

A vida demanda abertura e incerteza

A nossa biologia adora certeza e a vida demanda um gosto diferente, uma habilidade emocional oposta, a abertura para se envolver com a incerteza…

Artigos Relacionados

Estabilidade emocional

Estabilidade emocional

Como atingir estabilidade emocional? Como atingir estabilidade emocional? Acredito que é algo que todos desejam, afinal ninguém gosta de estar se sentindo mal, depressivo ou vivenciando picos de ansiedade frequentes. A expressão estabilidade emocional não reflete de...

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014