Você sabe a diferença entre suas emoções como tristeza e ansiedade? Ou melhor, consegue identificar quando está triste ou ansioso? Sabia que muitas pessoas não desenvolvem essa habilidade e vivem ao sabor de um fundo emocional que as governa sem perceberem?
Emoções dão o sabor à vida
As emoções são a trilha sonora do filme da sua vida. Tente assistir a um filme de suspense sem música. Vai ser chato demais, não toca seus sentimentos. Muito provavelmente desistiria de ver até o final.
Sem emoção não existe movimento, ação. Elas estão intrinsecamente envolvidas com nossas ações e decisões e geralmente nem percebemos.
Consciência das emoções
Percebe o problema de não estar autoconsciente? Vai agir, escolher, decidir ao sabor do clima emocional.
E como notamos as emoções? Treinando, simples assim. Você pode se perguntar como se sente e notá-las. Como é a sua ansiedade ou a sua tristeza? Quando está triste nota aperto no peito, sensação de peso, falta de energia, aspecto do ambiente cinzento, peso na cabeça? Note isso.
Sensações das emoções
E sua ansiedade? Coração acelera, respiração fica mais rápida? Sente o corpo tenso, inquietação? Como fica sua mente, pacífica ou acelerada?
Qual é a tendência para onde leva a tristeza? Tende a ficar mais deitado, passivo, querendo dormir ou descansar? Que pensamentos vêm junto? Que você acha deles?
E a ansiedade te leva para onde? Fica se mexendo, come mais, usa álcool, busca pensar e pensar para traçar planos? E o conteúdo dos pensamentos traz o quê?
Inteligência emocional
Veja que tudo está dentro de você. Existe bastante riqueza nisso tudo. Ter curiosidade e coragem de olhar para isso pode lhe permitir escolher melhor, não ao sabor do clima emocional, mas de acordo com o desejo. Isso é inteligência emocional.