Ansiedade: Quando procurar um psiquiatra?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Quando é necessário tratar a ansiedade? Quando devemos marcar uma consulta para avaliar a ansiedade? O que define a necessidade de tratamento? São as mesmas perguntas que o psiquiatra faz a si mesmo durante o atendimento. É evidente que existe um viés pois os pacientes quando buscam avaliação psiquiátrica já estão com ansiedade em nível […]

Quando é necessário tratar a ansiedade? Quando devemos marcar uma consulta para avaliar a ansiedade? O que define a necessidade de tratamento?

São as mesmas perguntas que o psiquiatra faz a si mesmo durante o atendimento. É evidente que existe um viés pois os pacientes quando buscam avaliação psiquiátrica já estão com ansiedade em nível de adoecimento. Certo, mas vamos entender quais são os fatores que nos faz chegar à conclusão de que precisa tratar e é um problema.

Vários transtornos de ansiedade

Existem vários transtornos diferentes relacionados à ansiedade como o transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de pânico, fobias, fobia social, transtorno de estresse pós traumático, transtorno obsessivo compulsivo, depressão ansiosa. Enfim, a ansiedade pode ser um sintoma predominante de uma gama de problemas emocionais.

Intensidade e funcionalidade

O primeiro ponto é a intensidade e a quantidade de sintomas. Para considerarmos adoecimento é necessário que os sintomas estejam em um nível que já traz sofrimento, prejudica a funcionalidade do paciente, interfere em suas funções fisiológicas como sono, apetite. Também prejudica áreas de vida como trabalho, vida pessoal. 

Crise de pânico

Vou dar um exemplo sobre pânico. Ter uma crise de pânico é super desagradável, mas pode ser uma reação normal diante de uma situação que abala emocionalmente. Não necessariamente que seria um transtorno de pânico pois nesse caso é necessário ter recorrência e isso por si só definiria intensidade e prejuízo à funcionalidade. Afinal, ter crises de pânico frequentes certamente impacta a vida e causa muito sofrimento.

Sentir ansiedade é normal

Devemos entender que sentir ansiedade é normal e até um nível elevado em algumas situações também. No entanto, voltamos à normalidade depois de um tempo do estressor ou não nos traz tanto desconforto. Quando a ansiedade começa a chamar muita atenção da própria pessoa já é uma dica de que talvez seja a hora de procurar um psiquiatra para avaliar.

Tratamento

E por fim, vamos entender brevemente o tratamento da ansiedade. São muitas as possibilidades e os sintomas costumam  evoluir bem. Podem responder somente à medicação ou terapia ou à combinação das duas abordagens. Em relação à abordagem de terapia, a mai indicada para ansiedade é a terapia cognitivo-comportamental. É referendada por milhares de estudos científicos ao longo de décadas.

Caso desejem saber mais sobre ansiedade façam a busca no blog. Existe um ícone de busca por temas. Certamente vai encontrar algumas respostas! Até a próxima.

Caio Magno – Psiquiatra – São Paulo

Artigos Relacionados

Como a depressão se desenvolve e como tratá-la

Como a depressão se desenvolve e como tratá-la

A depressão é uma condição de saúde mental que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. É uma doença complexa e multifacetada, que pode se desenvolver de diferentes formas e ter um impacto significativo na qualidade de vida do indivíduo. Neste artigo, vamos explorar...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Avenida Iraí, 300, Edifício Solis Office Moema, conjunto 103, Moema, São Paulo, SP
Cep 04082-000