Aceitação não é passividade

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Muitos pensam que aceitação é uma característica negativa, algum tipo de fraqueza. E se eu disser que é uma habilidade emocional e das mais complexas? Aceitação não é o que, comumente se imagina, passividade ou até mesmo resignação. Tampouco é falta de ação ou de resolutibilidade. É, tão somente, ser capaz de reconhecer as realidades […]

Muitos pensam que aceitação é uma característica negativa, algum tipo de fraqueza. E se eu disser que é uma habilidade emocional e das mais complexas?

Aceitação não é o que, comumente se imagina, passividade ou até mesmo resignação. Tampouco é falta de ação ou de resolutibilidade.

É, tão somente, ser capaz de reconhecer as realidades externa e interna e não entrar em conflito com elas, pois já estão presentes.

Imagine só, você não despender tanta energia com o que já está presente e poder canalizar essa vontade para o que pode mudar!

A grande dificuldade da aceitação é que, ao começarmos a praticar, entramos em contato com a dor e, naturalmente, não gostamos de sentir dor.

A reflexão é:

“Ela já está presente. Para que entrar em conflito, portanto”?

Quanto mais nos permitimos reconhecer os diversos aspectos da experiência sem resistência, maior é a percepção de calma e maior é o senso de capacidade para fazer algo. Reflitam!

Aceitação é a base para melhorar a saúde mental e desenvolver resiliência. É possível evitar episódios de depressão, pânico ou quadros ansiosos. E para quem lida com esse problemas, lidar de uma maneira mais saudável, construindo mais saúde e bem-estar.

Artigos Relacionados

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

Botox serve para depressão ?

Botox serve para depressão ?

Tratamento de botox para depressão? É isso mesmo que você acabou de ler. Isso parece estranho, mas alguns pesquisadores estão estudando e conseguindo bons resultados com aplicação do botox na região glabelar, que é aquela parte da testa acima do nariz que contraímos...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014