Ansiedade com a hora de dormir

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
O ciclo de manutenção da insônia psicológica é, portanto, temer a noite de sono, ficar ansioso e tenso, não dormir, ficar cansado, o que por sua vez gera mais temor com a próxima noite.

Ansiedade na hora de dormir

Problemas para dormir são muito comuns e relacionados a vários quadros emocionais como depressão, pânico e ansiedade generalizada. Ansiedade relacionada a qualquer fator aumenta a vigilância da pessoa e dificulta o início e manutenção do sono. A noite tende a ter uma qualidade ruim e com muitos despertares.

Existe uma outra qualidade de ansiedade, diferente da anterior, pois está relacionada ao próprio sono. Esse é o componente da insônia psicológica ou primária. Em virtude de dificuldade recorrente de conciliar o sono a pessoa passa a temer e ficar apreensiva à medida que a noite vai chegando. Tem pensamentos como: “vou ficar rolando na cama, amanhã vou ficar mal pois não vou conseguir dormir, não dá para viver sem um boa noite de sono”.

Algo semelhante acontece com pessoas que tratam insônia cronicamente com medicações hipnóticas. Muitas vezes desenvolvem dependência em virtude de terem apresentado uma melhora do padrão de sono com o remédio e não tolerar mais noites não tão bem dormidas, algo normal e natural de se acontecer com qualquer pessoa.

O ciclo de manutenção da insônia psicológica é, portanto, temer a noite de sono, ficar ansioso e tenso, não dormir, ficar cansado, o que por sua vez gera mais temor com a próxima noite.

O tratamento envolve questionar os pensamentos relacionados ao prejuízo e desconforto relacionados com a noite mal dormida. Perceber que nem sempre o sono terá a mesma qualidade e não significa que virão várias noites de insônia.

As medicações devem ser usadas por curtos períodos de tempo. Não há segurança estabelecida para períodos de mais de 3 meses. No entanto podem ser utilizadas por mais tempo com indicação adequada.

 

Dr Caio Magno, psiquiatra em SÃO PAULO – MOEMA.

Artigos Relacionados

O que é Síndrome do pânico?

O que é Síndrome do pânico?

Crises recorrentes de ansiedade Síndrome do pânico ou transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade cuja principal característica é apresentar crises recorrentes com as seguintes características: falta de ar, apreensão, medo de morrer, medo de ter uma crise,...

Metas e sonhos

Metas e sonhos

No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014