Como fico com depressão?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
As pessoas deprimem por muitos motivos. Geralmente há fator estressor, um incidente que supera a capacidade e habilidade que a pessoa dispõe de manejar seus problemas externos e suas experiências internas.

Como fico com depressão?

Depressão sabidamente é um dos problemas mais importantes e incapacitantes da atualidade segundo dados da literatura científica. Entender como se desenvolve é um ponto importante para definir abordagens de tratamento eficazes. Muitas teorias buscam explicar como surge a depressão, faço um esboço de questões centrais e discorro um pouco sobre a minha abordagem, a terapia de aceitação e compromisso (ACT), uma terapia cognitivo-comportamental contextual… sobre isso mais demoradamente falo em outro post.

As pessoas deprimem por muitos motivos. Geralmente há fator estressor, um incidente que supera a capacidade e habilidade que a pessoa dispõe de manejar seus problemas externos e suas experiências internas. Há um componente biológico associado, ou seja, algumas pessoas são mais vulneráveis que outras, contudo não determinante, e existe um componente psicológico. Sobre esse são muitas teorias.

Do ponto de vista da ACT a pessoa, a partir da situação de vida estressora, se vê diante de uma encruzilhada. Caso consiga manejar seus aspectos internos como pensamentos negativos e emoções de maneira funcional consegue se direcionar para ações voltadas para as coisas que lhe são importantes, que trazem sentido e vitalidade. Do contrário se vê perdida em reflexões, ruminações, numa luta interna, como se fosse refém desse estado emocional e pensamentos. O resultado é deixar de se engajar na vida, perder contato com que é importante e enriquecedor. A depressão com o tempo se instala…

Na ACT o paciente aprende técnicas e se torna hábil em manejar seus pensamentos e emoções, sem que eles sejam um fardo. Aprende a enxergá-los pelo que são de fato, sem a opressão e prisão do sofrimento emocional. E consegue clarificar e ir em busca dos aspectos importantes da sua vida, que pessoa quer ser, como quer se relacionar, o que deseja trazer para o mundo,  que qualidades pretende embutir em suas ações

Artigos Relacionados

O que é Síndrome do pânico?

O que é Síndrome do pânico?

Crises recorrentes de ansiedade Síndrome do pânico ou transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade cuja principal característica é apresentar crises recorrentes com as seguintes características: falta de ar, apreensão, medo de morrer, medo de ter uma crise,...

Metas e sonhos

Metas e sonhos

No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014