Em outro texto recente expliquei o significado de mindset e abordei os dois tipos: o fixo e o de crescimento. Nesta pequena reflexão abordo como mindfulness e terapias afins podem ajudar a regular o seu mindset.
Inicialmente, precisamos compreender qual é natureza do conceito mindset. A tradução literal pode ajudar; mentalidade. Falamos de mente, pensamentos e de maneira mais precisa de estruturas de crenças. A autora Carol Dweck estudou todo um lado da psicologia cognitiva, no entanto, apesar do seu novo conceito, ela fala das crenças, ou seja, ideais gerais, nucleares e estáveis que construímos ao longo de nossas vidas como: eu sou inteligente, eu sou competente, eu sou feio, eu consigo quando me esforço. Mindset é uma estrutura de cognições, pensamentos e crenças.
O problema está no tipo fixo, o qual infere que somos algo ao invés de que construímos algo. Se falho é porque sou incompetente, não porque eu não tinha a habilidade necessária naquele momento. Estamos falando então de super identificação. A pessoa se identifica com a ideia negativa de si, com seu mindset fixo e acaba sendo limitante para suas conquistas na vida.
E como mindfulness pode contribuir para a regulação do seu mindset?
Da mesma forma que existe identificação com o pensamento, também há a desidentificação, e qualquer processo ou prática relacionados a mindfulness sabidamente trabalham com essa habilidade. Os praticantes e os pacientes que fazem terapias baseadas nessa ferramenta com o tempo se tornam mais aptos nesse processo. Reconhecem pensamentos como pensamentos, emoções e sensações como eles são; expressões do nosso psiquismo, não como nós mesmos.
Resumo:
Mindset se refere a um conjunto específico de crenças ou cognições. O tipo fixo tem relação com uma super identificação com pensamentos do tipo: eu sou ruim, incompetente.
Mindfulness contribui para a regulação de mindset ao produzir desidentificação.
Ao se desidentificar, você reconhece pensamentos, emoções e sensações como expressões de você e do seu psiquismo, não como você mesmo.