Qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra?
Vou comentar brevemente sobre essa dúvida muito comum aqui no meu consultório, mas antes vou refletir sobre o que está por trás disso, uma informação de cunho popular, até cultural. A de que psicólogo é para problema mais leve e psiquiatra para questões mais graves, o que não condiz com a realidade, ambos profissionais tratam questões mais leves e mais complexas.
Na verdade a confusão entre psiquiatria e psicologia acontece pois são áreas que trabalham com questões em muitos casos parecidas, os problemas emocionais ou psiquiátricos como depressão, quadros ansiosos, pânico etc. O psicólogo forma-se em psicologia e pode atuar de várias formas e uma delas são os atendimentos individuais de pessoas deprimidas ou talvez com dificuldades outras. O psiquiatra é um médico que faz uma residência, como é chamada a pós-graduação da medicina na área e vira um especialista como um cardiologista, oftalmologista etc. O psiquiatra trata casos leves, moderados e graves, bem como o psicólogo e ele dá um diagnóstico e uma conduta que pode envolver medicação.
A confusão fica ainda maior na cabeça das pessoas pela seguinte questão. Existem psiquiatras que também fazem terapia individual. Por exemplo eu também, além de psiquiatra, sou formado em terapia cognitivo-comportamental e atuo nessa área.
E tem mais, a pessoa que criou a psicanálise, Freud, era médico, ou seja, uma grande área da psicologia foi desenvolvida por um médico e hoje é carro chefe de psicólogos e psiquiatras formados nessa área. Vai entender…
Dr Caio Magno – psiquiatra, Moema – São Paulo