Como o estresse evolui para um transtorno psiquiátrico?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Quando pensamos em estresse o que vem à mente são situações extremamente desafiadoras que vão gerando um desequilíbrio no bem-estar, ou a repetição de uma rotina que gera mal estar físico e emocional.

Estresse

Quando pensamos em estresse o que vem à mente são situações extremamente desafiadoras que vão gerando um desequilíbrio no bem-estar, ou a repetição de uma rotina que gera mal estar físico e emocional. Talvez surja o exemplo do estresse ocupacional, a imagem do empregado tenso e ansioso com as inúmeras demandas. Ou pais ou mães de família que têm inúmeras responsabilidades tanto em casa quanto no trabalho.

Mundo moderno

É o tema do momento há anos ou talvez décadas. Estamos correndo o tempo todo, com diversas responsabilidades. Existem o trabalho, trânsito, sono insuficiente, isolamento social, excesso de contatos sociais. Não fossem tantos os desafios, ainda precisamos lidar com uma enxurrada de informações do mundo moderno. Estamos conectados o tempo todo a nossos computadores de bolso (celulares), com acesso a qualquer tipo de informação. Lemos notícias, navegamos pela internet, vemos vídeos, fotos e passamos muito tempo nas redes sociais. Todas essas facilidades, avanços tecnológicos, será que são de fato avanços? 

Nunca o ser humano pôde fazer mais do ponto de vista da tecnologia e nunca dispusemos de tantos recursos que permitem manejar melhor o tempo, conseguir fazer mais com menos recursos. No entanto, será que de fato estamos com mais saúde? 

Pandemia de transtornos mentais

Atualmente, existe uma pandemia de transtornos mentais. Para se ter uma ideia, um estudo feito na cidade de São Paulo, há alguns anos, identificou que em torno de 30 % da população desenvolve um transtorno psiquiátrico ao longo da vida.

A nossa mente não para. A maioria de nós, faz como primeiro ato, ao acordar, pegar no celular e checar mensagens, rede social ou notícias. Fomos invadidos por tantos recursos e a saúde vem cobrando seu preço. São quadros de depressão, transtorno de ansiedade generalizada, síndrome do pânico, bipolaridade. Evidentemente que todos já existiam, no entanto, o estresse contínuo e frequente da vida moderna tem intensificado a frequência desses problemas.

Continuamos abordando esse tema em outro post!

Dr. Caio Magno – Psiquiatra e terapeuta – São Paulo – SP

Artigos Relacionados

Estabilidade emocional

Estabilidade emocional

Como atingir estabilidade emocional? Como atingir estabilidade emocional? Acredito que é algo que todos desejam, afinal ninguém gosta de estar se sentindo mal, depressivo ou vivenciando picos de ansiedade frequentes. A expressão estabilidade emocional não reflete de...

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014