Medicação causa dependência?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Realmente existem medicações que causam dependência como as tarjas pretas (rivotril, frontal, lorax, etc) e existe algo que é confundido com dependência pelos pacientes, mas...

Vou abordar esse tema de maneira breve. Existem duas questões relacionadas a isso. Realmente existem medicações que causam dependência como as tarjas pretas (rivotril, frontal, lorax, etc) e existe algo que é confundido com dependência pelos pacientes. Frequentemente a pessoa tem um quadro de ansiedade ou depressão que melhorou com medicação, um antidepressivo, e alguns anos depois tem novo episódio, necessitando usar a medicação de novo e em algumas ocasiões até de maneira contínua. Isso não é dependência, o antidepressivo não ativa o sistema de recompensa como medicações tarjas pretas. Na verdade o paciente tem um quadro de depressão ou de ansiedade com maior recorrência e por isso usa o remédio, o que é diferente de dependência.

Geralmente, desenvolver novas habilidades em terapia permite reduzir dose de medicação e retirá-la pois a pessoa passa a lidar melhor com suas dificuldades, tendo menos recaídas.

Dr Caio Magno – Psiquiatra, terapeuta cognitivo-comportamental, instrutor de mindfulness – São Paulo – SP

Artigos Relacionados

O que é Síndrome do pânico?

O que é Síndrome do pânico?

Crises recorrentes de ansiedade Síndrome do pânico ou transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade cuja principal característica é apresentar crises recorrentes com as seguintes características: falta de ar, apreensão, medo de morrer, medo de ter uma crise,...

Metas e sonhos

Metas e sonhos

No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014