Mindset: qual é o seu?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Mindset é um estilo de pensamento presente em nós. É uma tendência de interpretar situações e eventos de uma determinada forma, e a depender de qual seja, pode interferir no nosso desenvolvimento. No livro autora traz inúmeros exemplos dos dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento.

Recomendo esse livro (Mindset) da autora Carol Dweck. Inicialmente pensei que era mais do mesmo, ou seja, uma releitura dos conhecimentos da terapia cognitivo-comportamental. É evidente que a base é essa área da psicologia, no entanto, de jeito nenhum é uma releitura, mas toda uma pesquisa particular dessa área do conhecimento.

Que seria mindset e quais são os tipos?

Mindset é um estilo de pensamento presente em nós. É uma tendência de interpretar situações e eventos de uma determinada forma, e a depender de qual seja, pode interferir no nosso desenvolvimento. No livro autora traz inúmeros exemplos dos dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. As pessoas que tem o primeiro tipo, o fixo, acreditam que seu desempenho e capacidades são fixos, inatos, imutáveis, e dessa forma, buscam na vida desempenhar papeis e ações que reforcem a ideia positiva que tem de si, e fogem de questões que digam o contrário. Já percebemos grandes limitações desse estilo de pensamento, não?

E o outro mindset mais funcional, como seria? Pessoas com mindset de crescimento focam, de maneira diferente, no desenvolvimento de habilidades, esforço e aprendizado, ou seja, meu bom desempenho se relaciona às ações que traço a fim de chegar em determinada meta.

Já conseguem perceber que o primeiro mindset é mais limitante e o segundo mais funcional? Os estudos mostram justamente isso. Pessoas com mindset fixo desejam reforço da imagem que acreditam que tem. Um exemplo é a reação à ideia “eu sou inteligente”. Se algo é difícil e não consigo fazer o pensamento que pode surgir é “não sou inteligente” e o resultado é desestimular a persistência no desenvolvimento da atividade. Pessoas com esse tipo de mindset buscam se envolver em atividades fáceis que reforcem a ideia acima. Bastante limitante não?

No caso do estilo de pensamento de crescimento, se surge uma dificuldade, o pensamento que surge é: “preciso me esforçar, pensar em novas perspectivas, descansar um pouco, ver por novos ângulos, consultar alguém ou nossa que desafiador”.

Conclusão

A autora ao longo dos capítulos vai demonstrando o papel do mindset em diferentes meios e o que as pesquisas mostraram. Qual o papel de um mindset fixo e de crescimento nas escolas, meios profissionais, etc.

Vale, a leitura. Apesar de ser uma área de desenvolvimento particular da ciência psicológica, o conceito de mindset se baseia em elementos da terapia cognitivo -comportamental. Talvez estivéssemos falando de esquemas, ou seja, de sistemas de crenças particulares. A pesquisadora trabalhou esses elementos de maneira competente corporificando um conceito particular que se sobressai do que já existe.

Principais pontos:

Existem dois tipos de mindset: o fixo e o decrescimento.

Mindset se refere a um estilo de pensamento com características particulares.

Mindset fixo: existem ideias rígidas e fixas sobre a pessoa. É uma forma de pensar limitante pois a tendência é a esquiva do que é contrário ao pensamento, como algo mais difícil e cansativo.

Mindset de crescimento: o foco é no aprendizado e desenvolvimento. A pessoa não tem uma ideia rígida de si. É um estilo de pensar mais funcional.

Não é releitura da terapia cognitiva, mas um campo particular de estudo.

Artigos Relacionados

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

Botox serve para depressão ?

Botox serve para depressão ?

Tratamento de botox para depressão? É isso mesmo que você acabou de ler. Isso parece estranho, mas alguns pesquisadores estão estudando e conseguindo bons resultados com aplicação do botox na região glabelar, que é aquela parte da testa acima do nariz que contraímos...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014