O problema é não começar

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Entenda como funciona e como lidar com a procrastinação.

Existem vários fatores relacionados à procrastinação. Um ponto em especial me chama atenção; a dificuldade de dar o primeiro passo. É incrível que quase sempre o mecanismo é do mesmo jeito. A pessoa pensa em algo que precisa fazer ou entregar, geralmente alguma função mais “chata, sente um desconforto, talvez ansiedade, desânimo, desmotivação e desvia a atenção para algo mais prazeroso ou simplesmente para e não faz. Isso gera alívio e prazer. Afastar-se da temida atividade se torna uma sensação “boa”.

O problema é o começo

É como brincar num balanço. No início tem um estímulo maior, um impulso. Demanda maior motivação e ação e depois é como se fosse mais naturalmente sem muito esforço e fica divertido. O que é “chato” e evitado por nós, em geral nem é, mas estamos tão presos ao mecanismo da emoção (ansiedade, desânimo, tristeza) do início da atividade que não conseguimos dar o primeiro passo.

Procrastina piora o humor no médio prazo

O resultado de não fazer é um alívio momentâneo produzido pelo afastamento da situação temida da mente, no entanto, um pouco mais adiante o humor volta a piorar em conjunto com sensação de culpa e auto-crítica. O resultado é nos sentirmos desmoralizados, incapazes, dificultando ainda mais fazer a atividade.

Cérebro racional x cérebro emocional

A mensagem é a seguinte. A atividade provavelmente é simples como pesquisar sobre um curso de inglês e enviar email a uma empresa para fazer um orçamento, mas o nosso cérebro emocional tenta nos afastar do que é minimamente desagradável. E isso em desacordo com a nossa mente racional que considera a atividade pendente como importante de ser realizada. A emoção vence o nosso cérebro racional e entramos num ciclo vicioso de desmoralização.

O processo de vencer a procrastinação envolve a repetição do novo hábito de não procrastinar, lidando com o desconforto inicial até que o comportamento se consolide. E isso acontece. Acredite em mim!

Artigos Relacionados

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

Botox serve para depressão ?

Botox serve para depressão ?

Tratamento de botox para depressão? É isso mesmo que você acabou de ler. Isso parece estranho, mas alguns pesquisadores estão estudando e conseguindo bons resultados com aplicação do botox na região glabelar, que é aquela parte da testa acima do nariz que contraímos...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014