O transtorno mental e aceitação

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Sempre que tentamos controlar ou evitar desconfortos internos, nos afastamos do que desejamos e a vida se torna sem sentido e empobrecida.

O transtorno mental e aceitação

Hoje escrevo sobre o papel da aceitação e o seu oposto a evitação experiencial. Nas últimas 3 décadas as terapias comportamentais avançaram por um campo novo, o da flexibilidade psicológica. O que seria isso?

A tendência natural de todos nós é evitar as vivências internas desconfortáveis como pensamentos, algumas emoções, impulsos e sensações, o que chamamos de evitação experiencial. Modelos que estudam esse tipo de atitude indicam aumento de sintomas como ansiedade, tristeza, indisposição, falta de energia, compatíveis com quadros de depressão ou ansiosos como pânico. Nessa tentativa, que nos parece bem natural, pois desde sempre aprendemos com nossos pais, com as referências ao redor e até com o próprio funcionamento da sociedade, só cronificamos os problemas e deixamos de fazer o que realmente importa.

Vou exemplificar: uma esposa deseja ter uma conversa com seu parceiro sobre questões da relação, mas já imagina que ele não vai querer ouvir e teme por sua reação. Ela está frustrada e se sentindo desvitalizada; deseja se aproximar do parceiro, mas teme que sua tentativa não tenha sucesso. No curto prazo evitar uma conversa difícil pode trazer uma alívio, mas no médio longo prazo, empobrece a relação, gera mal-estar e não enriquece a dinâmica do casal.

Sempre que tentamos controlar ou evitar desconfortos internos, nos afastamos do que desejamos e a vida se torna sem sentido e empobrecida. A proposta da ACT (terapia de aceitação e compromisso) é aumentar a flexibilidade psicológica do indivíduo, promovendo o desenvolvimento de maiores habilidades de manejo de emoções, a fim de gerar mais aceitação das vivências internas, para que as escolhas sejam baseadas no que a pessoa deseja para sua vida.

Artigos Relacionados

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

Botox serve para depressão ?

Botox serve para depressão ?

Tratamento de botox para depressão? É isso mesmo que você acabou de ler. Isso parece estranho, mas alguns pesquisadores estão estudando e conseguindo bons resultados com aplicação do botox na região glabelar, que é aquela parte da testa acima do nariz que contraímos...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014