Por que psicoterapia frequentemente demora?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Pensar num tratamento psicológico de médio/longo prazo, apesar de ser a realidade, vai contra a tendência natural do ser humano: o imediatismo.

Geralmente psicoterapia é um processo de médio a longo prazo. No início o foco é a resolução das dificuldades que mais causam impacto e restabelecer as funções da pessoa. Com o tempo, outros elementos do funcionamento do paciente são abordados. E quando falo em funcionamento, estou me referindo ao jeito de lidar com qualquer aspecto da sua experiência; trabalho de toda uma vida. Vou frisar isso: “ao longo de toda a vida”. Aprendeu com pais, amigos, escola, faculdade, trabalho, com suas experiências prévias, formas de agir com outras pessoas, lidar com afeto, manejar emoções, expressar necessidades, demonstrar raiva, fazer pedidos, lidar com a perda e dor, etc.

Se foi um processo longo de reforço de determinados comportamentos e atitudes, não é tão simples mudar, pois a tendência natural é de o comportamento fortalecido recorrer. Dessa forma podemos pensar na psicoterapia como um investimento no desenvolvimento de habilidades pessoais, emocionais e práticas com foco na construção de uma vida mais próxima dos valores individuais.

Pensar num tratamento psicológico de médio/longo prazo, apesar de ser a realidade, vai contra a tendência natural do ser humano: o imediatismo. Plenamente reforçado pela ideia da “medicação mágica” que vai conseguir eliminar o problema. Remédio funciona bem em muitos pacientes. É bem verdade que vários se recuperam e a medicação faz parte de uma etapa. Entretanto outros tantos pacientes apresentam resposta parcial. E nesses casos certamente são reconhecidos mecanismos psicológicos mal desenvolvidos que merecem atenção. Não será de um momento para o outro que a mudança irá ocorrer. Demanda reconhecimento, aprendizado, prática e reavaliação.

Em resumo, terapia é algo de médio longo prazo geralmente pois é um processo de autoconhecimento, identificação de questões problemáticas e proposições de mudanças. E nessa jornada existe a tendência de repetir comportamentos problemáticas de toda uma vida. A mudança não virá em semanas, portanto…

Artigos Relacionados

Estabilidade emocional

Estabilidade emocional

Como atingir estabilidade emocional? Como atingir estabilidade emocional? Acredito que é algo que todos desejam, afinal ninguém gosta de estar se sentindo mal, depressivo ou vivenciando picos de ansiedade frequentes. A expressão estabilidade emocional não reflete de...

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014