Antes de entendermos a fobia social precisamos falar sobre a ansiedade que envolve o contato interpessoal. Essa ansiedade quando em níveis elevados e que causam sofrimento caracteriza o transtorno de ansiedade social.
Basicamente a pessoa avalia que estar exposto ao julgamento de outra pessoa ou a sua opinião é algo muito perigoso. Tem pensamentos do tipo: “não tenho nada de importante a dizer, não vou conseguir me expressar, vou gaguejar, não vou conseguir falar etc”.
Todos em algum momento vão apresentar algum nível de ansiedade nessas situações. É perfeitamente comum ficar apreensivo com a apresentação de um trabalho de conclusão de curso ou uma grande apresentação na empresa onde trabalha. O problema surge quando a ansiedade passa a não ter muito sentido em relação à realidade. O grau de ameaça imaginado pela pessoa é bem maior que o estímulo de fato.
Leia mais abaixo!
A fobia social mais grave restringe até comportamentos habituais como pedir comida para um garçom, tirar uma dúvida com um segurança no shopping ou pedir informações na rua.
Não necessariamente que o problema tem que estar voltado para apresentações para várias pessoas. O que demonstra o modo de funcionamento do transtorno é basicamente o sofrimento relacionado a estar diante de uma avaliação real ou imaginária com os sintomas relacionados.
Terapia cognitivo-comportamental é eficaz e no processo são trabalhados os pensamentos distorcidos relacionados à exposição através de questionamentos e de experimentos comportamentais.
As medicações geralmente são utilizadas para modular de maneira mais eficaz a ansiedade do contato social. Dessa forma o paciente consegue se expor mais facilmente às atividades por ele temidas e com o tempo funcionar de maneira mais eficaz e com mais bem estar.
Tem tratamento e o paciente consegue ficar bem, se recuperar e interagir de maneira natural. É evidente que alguns traços se mantém, herança do funcionamento ao longo da vida, ou até biológico, uma certa timidez, tendência de se preocupar com a avaliação do outro, por exemplo.
Não usamos o conceito de cura em psiquiatria pois a dinâmica emocional é complexa e os sintomas podem voltar ou não a depender das circunstâncias de vida. O importante é ficar bem e se recuperar para viver uma vida plena.
Sou formado em terapia cognitivo-comportamental (Centro de terapia Cognitiva – CTC Veda) e mindfulness (Universidade Federal de São Paulo). Comecei minha atuação profissioanal como psiquiatra e desde a residência já tinha interesse nas terapias/ psicoterapias. Assim que finalizei essa formação ingressei numa especialização em terapia cognitivo-comportamental.
Ficava intrigado com funcionamento da mente e pude compreender com o curso que geralmente o sofrimento se deve mais à forma como as pessoas vêem uma situação do que pela situação em si. Achei esse conceito maravilhoso e com grande potencial terapêutico.
Você pode marcar a consulta online através do botão agendar, enviando mensagem de whatsApp para nossa secretária ou por telefone. Durante isolamento social somente o celular estará funcionando.
É uma avaliação normal, embasada por um olhar clínico, médico. É uma conversa natural com paciente com duração de em torno de 50 minutos. Entendo o problema, sintomas, diagnostico a questão e proponho tratamento.
As sessões tem duração de 50 minutos e são realizadas semanalmente. A abordagem que uso é de terapia cognitivo-comportamental com abordagem de mindfulness e terapia de aceitação em compromisso (ACT).
As receitas digitais são assinadas digitalmente e chegam no celular por SMS. Não precisa imprimir. É só levar à farmácia e passar o QR CODE para o farmacéutico.
A consulta por telemedicina é feita por uma plataforma de vídeo segura. As receitas são enviadas digitalmente.
No nomento não estão sendo realizadas em virtude do isolamento social por conta da pandemia pois são em grupo.
As sessões são realizadas na clínica com até 8 pessoas. Facilito e guio as principais práticas como mindfulness da respiração, escaneamento corporal, mindfulness dos sons e pensamentos, entre outras.
A marcação deve ser com a secretaria pelos contatos do site.
Após a primeira consulta o paciente tem direito a um retorno em até 30 dias. Passado esse prazo é consulta normal. Nas consultas seguintes não existe esse retorno.
Sim. Para toda consulta é gerada nota fiscal por questões tributárias. Os pacientes recebem por email e caso desejem acessar suas notas no sistema da nota fiscal paulsitana a secretária envia tutorial.
Não. Os atendimentos são somente particulares.
A consulta por telemedicina é feita por uma plataforma de vídeo segura. As receitas são enviadas digitalmente.
Devem ser encaminhadas para a secretária que registra e há um prazo de 48 horas úteis.