Tratamento psiquiátrico com remédio ou psicoterapia?

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Acredito que é uma das principais dúvidas entre os pacientes. E os psiquiatras também fazem a mesma pergunta para si durante uma consulta de avaliação. O que determinaria um tratamento com medicação? Por que indicar psicoterapia ao invés?

Acredito que é uma das principais dúvidas entre os pacientes. E os psiquiatras também fazem a mesma pergunta para si durante uma consulta de avaliação. O que determinaria um tratamento com medicação? Por que indicar psicoterapia ao invés?

Não existe uma resposta concreta para essa pergunta, mas podemos discutir alguns elementos que podem embasar uma decisão ou outra. Vou buscar simplificar, mas não quero parecer simplista. São duas premissas, uma para o tratamento psiquiátrico e outra para a psicoterapia. E quais seriam elas?

Por que psicoterapia?

 

No caso de psicoterapia, apesar de existirem muitas abordagens diferentes, por exemplo a minha formação é em terapia cognitivo-comportamental e mindfulness, as terapias de maneira geral buscam ampliar o repertório de habilidades do paciente sejam habilidades emocionais, sejam mais práticas, e ampliar o repertório de comportamentos funcionais e saudáveis. Como consequência há uma recuperação do bem estar. 

Por que tratamento psiquiátrico com medicação?

 

E o tratamento psiquiátrico tem qual foco? A medicação age sobre o cérebro em vias relacionadas a funções diferentes como humor, sono, atenção, apetite, vontade, energia, etc. Percebemos então que o remédio aborda principalmente a regulação emocional e o estado fisiológico do corpo. E busca a recuperação do paciente partindo desse manejo mais orgânico, que por sua vez se reverte em bem estar psicológico e em mudanças de comportamentos.

Como escolher entre psicoterapia e tratamento psiquiátrico com medicação?

O desafio do psiquiatra é responder a estas perguntas:

 

  1. O nível de sintomas do paciente causa sofrimento demasiado que está ultrapassando sua resiliência? Se sim ponderar tratamento que pode ser psiquiátrico ou psicológico.
  2. O paciente tem um déficit de habilidade emocional? Se sim terapia é uma possibilidade.
  3. O nível de sofrimento é alto demais ou produz risco? Ponderar medicação.
  4. Paciente tem preferência por um ou outro tratamento após as ponderações: terapia ou medicação.

Em resumo psicoterapia trabalha regulação emocional por aprendizado, medicação regula as emoções de maneira orgânica. O problema de tratamento somente focado em remédio é a presença de problemas mais evidentes de funcionamento, coisa que nem sempre está presente. Nesses casos é importante desenvolver habilidades na terapia.

Artigos Relacionados

Estabilidade emocional

Estabilidade emocional

Como atingir estabilidade emocional? Como atingir estabilidade emocional? Acredito que é algo que todos desejam, afinal ninguém gosta de estar se sentindo mal, depressivo ou vivenciando picos de ansiedade frequentes. A expressão estabilidade emocional não reflete de...

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Avenida Iraí, 300, Edifício Solis Office Moema, conjunto 103, Moema, São Paulo, SP
Cep 04082-000