Tratamento da Síndrome do pânico ou Transtorno de Pânico?
Primeiro vamos entender que é um quadro ansioso com as seguintes características: crises de ansiedade recorrentes e inesperadas com palpitações, falta de ar, formigamento das mãos, sudorese, sensação de frio, tontura, náusea e tremores.
Nem todas pessoas apresentam os sintomas completos e algumas crises são bem diferentes de outras.
O tratamento costuma ser com psicoterapia, medicação ou uma combinação de ambos. Confira abaixo!
Síndrome do pânico ou transtorno de pânico é um quadro ansioso com as seguintes características. São crises de ansiedade recorrentes e inesperadas com palpitações, falta de ar, formigamento das mãos, sudorese, sensação de frio, tontura, náusea e tremores. Nem todas pessoas apresentam os sintomas completos e algumas crises são bem diferentes de outras.
A base do pânico do ponto de vista cognitivo-comportamental é a catastrofização de uma sensação física que a pessoa sente. Mais comumente se observam como principais focos as sensações do coração (acelerado) e respiração (aperto no peito, sensação de que o ar não está fluindo). A pessoa que tem pânico costuma apresentar uma atenção autocentrada exagerada de modo que observa sinais físicos normais como sinais de que algo muito errado está acontecendo. A partir desse pensamento exagerado há um incremento da ansiedade que por sua vez se reflete em mais pensamentos negativos como: “vou morrer, estou com uma crise, um infarto”. O que ocorre então é um ciclo vicioso de pensamentos catastróficos de risco iminente à vida da pessoa, aumento de ansiedade e sensações físicas dessa ordem.
Após as crises de pânico a pessoa costuma ficar exaurida pela grande liberação de catecolaminas e substâncias relacionadas ao estresse e passam a temer ainda mais uma nova crise ou sensações relacionadas às crises. A atitude geralmente passa a ser adoção de comportamentos de busca segurança como: observar sensações do corpo, ter alguém presente, evitar locais onde houve crises etc. Por incrível que pareça esses comportamentos são o motivo para a manutenção do pânico. A pessoa acredita que só não tem crise pois adota tais atitudes. Muito pelo contrário, ao adotá-las mantém a percepção de que o pânico e ansiedade são coisas intoleráveis, e pasmem, alimentam o pânico.
O tratamento envolve reestruturar os pensamentos catastróficos e aumentar a tolerância da pessoa ao desconforto gerado pela ansiedade. Geralmente são realizadas exposições e indução de pequenas crises justamente para que o paciente perceba que não precisa temer suas sensações e ansiedade. A terapia cognitivo-comportamental costuma ser bem eficaz e as medicações também.
Os remédios utilizados são principalmente os inibidores seletivos da recaptação de serotonina e os inibidores da recaptação de noradrenalina e serotonina.
Sou formado em terapia cognitivo-comportamental (Centro de terapia Cognitiva – CTC Veda) e mindfulness (Universidade Federal de São Paulo). Comecei minha atuação profissioanal como psiquiatra e desde a residência já tinha interesse nas terapias/ psicoterapias. Assim que finalizei essa formação ingressei numa especialização em terapia cognitivo-comportamental.
Ficava intrigado com funcionamento da mente e pude compreender com o curso que geralmente o sofrimento se deve mais à forma como as pessoas vêem uma situação do que pela situação em si. Achei esse conceito maravilhoso e com grande potencial terapêutico.
Você pode marcar a consulta online através do botão agendar, enviando mensagem de whatsApp para nossa secretária ou por telefone. Durante isolamento social somente o celular estará funcionando.
É uma avaliação normal, embasada por um olhar clínico, médico. É uma conversa natural com paciente com duração de em torno de 50 minutos. Entendo o problema, sintomas, diagnostico a questão e proponho tratamento.
As sessões tem duração de 50 minutos e são realizadas semanalmente. A abordagem que uso é de terapia cognitivo-comportamental com abordagem de mindfulness e terapia de aceitação em compromisso (ACT).
As receitas digitais são assinadas digitalmente e chegam no celular por SMS. Não precisa imprimir. É só levar à farmácia e passar o QR CODE para o farmacéutico.
A consulta por telemedicina é feita por uma plataforma de vídeo segura. As receitas são enviadas digitalmente.
No nomento não estão sendo realizadas em virtude do isolamento social por conta da pandemia pois são em grupo.
As sessões são realizadas na clínica com até 8 pessoas. Facilito e guio as principais práticas como mindfulness da respiração, escaneamento corporal, mindfulness dos sons e pensamentos, entre outras.
A marcação deve ser com a secretaria pelos contatos do site.
Após a primeira consulta o paciente tem direito a um retorno em até 30 dias. Passado esse prazo é consulta normal. Nas consultas seguintes não existe esse retorno.
Sim. Para toda consulta é gerada nota fiscal por questões tributárias. Os pacientes recebem por email e caso desejem acessar suas notas no sistema da nota fiscal paulsitana a secretária envia tutorial.
Não. Os atendimentos são somente particulares.
A consulta por telemedicina é feita por uma plataforma de vídeo segura. As receitas são enviadas digitalmente.
Devem ser encaminhadas para a secretária que registra e há um prazo de 48 horas úteis.