Mindfulness é um termo com alguns significados. Começo pelo que não é. A tendência ao ver a palavra em inglês é fazer a tradução literal para “mente cheia”. Esse significado é errado e expressa algo muito contrário ao conceito.
A mente no estado de mindfulness tende a ter um fluxo menor de pensamentos. O primeiro significado se refere ao estado de mindfulness, a tradução para o português, atenção plena também não é boa. O que de fato eu inferiria que seria atenção plena?
Uma definição seria: o estado produzido ao levar a atenção para o momento presente com uma atitude curiosa e sem julgamento.
A perspectiva de mindfulness é a da observação, diferente do que estamos acostumados, fazer inferências, julgamentos, reflexões. É notar, observar sem buscar brigar com o que estamos observando, sem julgar.
Até o momento temos o seguinte.
Ao praticar mindfulness, digo, o termo pode se referir a uma prática, ou seja, levar nossa atenção ao momento presente com as características acima.
E como resultado temos o estado de mindfulness que no inglês tem uma palavra melhor: “awareness”.
Quando estamos pensando com aquela vozinha interna não estamos em mindfulness e quando notamos que estamos pensando estamos em mindfulness.
Daí partem duas perspectivas: a da mente (modo fazer, pensar, refletir, julgar e inferir) e a do eu observador (notar, reconhecer, perceber os estímulos de todos os sentidos).
Equilibrar-se entre esses dois modos, entre a reflexão e autopercepção, permite melhor gestão dos nossos estados internos, bem como maior conhecimento de si e decisões mais acertadas.
Existem milhares de estudos sobre mindfulness na literatura científica.
Existem evidências de benefício principalmente para depressão, ansiedade, dor e estresse.
A hipótese é que a prática leva a maior regulação emocional, permitindo que as pessoas possam lidar de maneira mais eficaz com as dificuldades emocionais e agir de maneira mais funcional.
Existem várias formas de se aprender como se praticar mindfulness.
O que se recomenda é que a pessoa seja instruída por pessoas com conhecimento da área.
É possível através de grupos ou workshops ou através de retiro (esse último por ser mais desafiador é indicado geralmente para quem já tem alguma vivência).
Também existem formas de se incluir mindfulness no acompanhamento psicológico.
Eu costumo inserir elementos na psicoterapia quando existe abertura e necessidade de melhorar a regulação emocional.
Sou formado em terapia cognitivo-comportamental (Centro de terapia Cognitiva – CTC Veda) e mindfulness (Universidade Federal de São Paulo). Comecei minha atuação profissioanal como psiquiatra e desde a residência já tinha interesse nas terapias/ psicoterapias. Assim que finalizei essa formação ingressei numa especialização em terapia cognitivo-comportamental.
Ficava intrigado com funcionamento da mente e pude compreender com o curso que geralmente o sofrimento se deve mais à forma como as pessoas vêem uma situação do que pela situação em si. Achei esse conceito maravilhoso e com grande potencial terapêutico.
Você pode marcar a consulta online através do botão agendar, enviando mensagem de whatsApp para nossa secretária ou por telefone. Durante isolamento social somente o celular estará funcionando.
É uma avaliação normal, embasada por um olhar clínico, médico. É uma conversa natural com paciente com duração de em torno de 50 minutos. Entendo o problema, sintomas, diagnostico a questão e proponho tratamento.
As sessões tem duração de 50 minutos e são realizadas semanalmente. A abordagem que uso é de terapia cognitivo-comportamental com abordagem de mindfulness e terapia de aceitação em compromisso (ACT).
As receitas digitais são assinadas digitalmente e chegam no celular por SMS. Não precisa imprimir. É só levar à farmácia e passar o QR CODE para o farmacéutico.
A consulta por telemedicina é feita por uma plataforma de vídeo segura. As receitas são enviadas digitalmente.
No nomento não estão sendo realizadas em virtude do isolamento social por conta da pandemia pois são em grupo.
As sessões são realizadas na clínica com até 8 pessoas. Facilito e guio as principais práticas como mindfulness da respiração, escaneamento corporal, mindfulness dos sons e pensamentos, entre outras.
A marcação deve ser com a secretaria pelos contatos do site.
Após a primeira consulta o paciente tem direito a um retorno em até 30 dias. Passado esse prazo é consulta normal. Nas consultas seguintes não existe esse retorno.
Sim. Para toda consulta é gerada nota fiscal por questões tributárias. Os pacientes recebem por email e caso desejem acessar suas notas no sistema da nota fiscal paulsitana a secretária envia tutorial.
Não. Os atendimentos são somente particulares.
A consulta por telemedicina é feita por uma plataforma de vídeo segura. As receitas são enviadas digitalmente.
Devem ser encaminhadas para a secretária que registra e há um prazo de 48 horas úteis.