A principal característica que mantém a síndrome do pânico.

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Qual é a principal questão envolvida na síndrome do pânico? Qual é o principal elemento que favorece o surgimento das crises e recaídas em quem já apresenta o problema?

Qual é a principal questão envolvida na síndrome do pânico? Qual é o principal elemento que favorece o surgimento das crises e recaídas em quem já apresenta o problema?

Receio exagerado da ansiedade

A resposta é simples, no entanto, a habilidade que demanda nem tanto. As pessoas que costumam ter transtorno de pânico ou síndrome do pânico costumam ter um receio exagerado da ansiedade e da própria crise. Minha intenção não é minimizar o problema. Quem teve uma crise de pânico sabe como é o desconforto emocional, o pavor quando os sintomas costumam aparecer…

Agorafobia na síndrome do pânico

De repente, a pessoa sente uma apreensão, vinculada a algum desconforto físico como aperto no peito, coração acelerado, falta de ar, náusea. E do nada a cascata do pânico entra em ação. A mente é invadida por cenários terríveis de como vai passar mal e de como pode estar em risco ou a crise é desconfortável. É o medo do medo, o pânico do próprio pânico que é o germe do transtorno. Alguns chegam a desenvolver agorafobia. 

Evitação

Em locais onde encontrar uma saída rápida é difícil ou em espaços muito amplos, pode surgir o desconforto inicial que precede a crise.  A tendência é buscar evitar esses locais ou quaisquer situações que possam aumentar a ansiedade. Parece muito inteligente, adequado, sensato, mas…

Essa evitação vai consolidando o cenário na mente de que a crise é perigosa, terrível, incontrolável. A pessoa se sente frustrada e se vê como vulnerável e incapaz de lidar com suas próprias emoções. É só ladeira abaixo.

Para lidar com a síndrome do pânico

Respondendo ao questionamento da introdução, a principal questão envolvida no pânico é a evitação por medo do próprio medo ou medo da própria crise. É isso que aduba o transtorno no médio prazo. É isso que precisa ser combatido no tratamento, tanto medicamentoso, quanto psicológico.

Leia também o artigo: “4 coisas que você não deve fazer se tem síndrome do pânico”.

Em outro artigo irei explicar como a aceitação é uma habilidade para lidar com a ansiedade.

Dr. Caio Magno – Psiquiatra – São Paulo – SP

Artigos Relacionados

Estabilidade emocional

Estabilidade emocional

Como atingir estabilidade emocional? Como atingir estabilidade emocional? Acredito que é algo que todos desejam, afinal ninguém gosta de estar se sentindo mal, depressivo ou vivenciando picos de ansiedade frequentes. A expressão estabilidade emocional não reflete de...

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Preciso de psicoterapia. Para que fazer?

Será que preciso de pcicoterapia? Se você perguntar para cada paciente qual é o motivo de fazer psicoterapia vai escutar razões bem diferentes. Alguns buscam em um momento de dificuldade, outros mesmo quando não existem problemas.  Tem gente que imagina a psicoterapia...

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta

Comunicação não violenta; o que é? li recentemente o livro “Comunicação não Violenta” do autor Marshall Rosenberg, o que me levou para o seu segundo livro, lançado mais recentemente, cujo título é “Vivendo a Comunicação Não Violenta”. Pensei que seria uma nova edição...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18h

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014