Vamos refletir sobre as metas nas nossas vidas? No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.
Viva de maneira que cada passo na direção correta e cada respiração ao longo do caminho se tornem a realização do seu sonho.
Metas
Essas palavras do mestre espiritual Thich Nhat Hanh costumam causar confusão a muitos. O que ele deseja de fato dizer com esses ensinamentos? Não devemos buscar os sonhos no futuro e fazer de tudo para conquistá-los? Quando desejamos algo não devemos traçar metas frequentemente em busca desses objetivos?
Estresse, ansiedade, depressão
Tudo isso é verdade e comumente há um entendimento incorreto do que é realizar os sonhos no presente. Os ensinamentos de mindfulness (atenção plena) mostram que nossa mente costuma viver perdida no futuro ou no passado, nas expectativas do que desejamos ou nas rememorações do que nos incomodou. É uma tendência natural da mente. a minha é assim e a sua também. A ciência vem demonstrando que essa tendência costuma gerar estresse, ansiedade, tensão e favorece os transtornos psiquiátricos como a depressão.
Mindfulness é uma ferramenta
Eu, como psiquiatra e terapeuta, me deparei com mindfulness e reconheci como uma ferramenta muito útil para trazer mais equilíbrio na vida, bem como contribuir com o tratamento dos problemas psiquiátricos e psicológicos.
E voltemos aos sonhos. Viver esses sonhos no presente significa nos conectarmos com eles diariamente, traçando pequenas metas e levando energia e atenção para o que é importante. A ponto não é exatamente chegar naquele desfecho futuro que tanto almeja, isso não é o mais importante, apesar de que provavelmente chegará. Mas viver a vida de maneira mais rica e plena, momento a momento.
Dr. Caio Magno – Psiquiatra e terapeuta – São Paulo – SP