Quem nunca disse “a partir de amanhã vou fazer exercício 4-5 vezes por semana, ou vou acordar 30 minutos mais cedo todo dia para meditar”. É claro que os planos são diferentes de pessoa para pessoa. O que desejo reforçar é a questão do tamanho da meta. Geralmente tendemos a focar numa meta muito grandiosa como primeiro passo e o resultado costuma ser o fracasso.
Traçar metas, planos e elaborar uma forma de concretizá-los é fundamental para qualquer conquista. Ao invés de traçarmos metas ambiciosas, devemos propor a nós mesmos uma pequena ação apenas. Se você deseja iniciar atividade física talvez se comprometa, por exemplo, a fazer uma caminhada de 15 minutos duas vezes por semana ou meditar durante 5 minutos antes de dormir.
E qual é o resultado disso? Ao traçar metas pequenas aumentamos a chance de sucesso, o que eleva a motivação, favorecendo alcance de metas maiores. É o famoso, menos é mais.
Trace uma pequena meta, elabore uma forma de alcançá-la e se pergunte: “de 0 a 10, quanto estou disposto a exercer tal ação?”. Caso a resposta seja um 7 ou mais siga adiante com ela, caso não, mude e reduza sua meta até que a nota suba para pelo menos um 7. Boa prática!