é a síndrome da exaustão emocional do trabalho, um transtorno caracterizado por 3 grupos de sintomas:
a)Exaustão: no burnout existe uma incapacidade de oferecer mais de si no trabalho.
b) Despersonalização: sensação de distanciamento afetivo das pessoas de modo a tratá-las como objetos ou com certo cinismo.
c) Falta de realização pessoal no trabalho: o funcionário pensa que seu trabalho e funções não tem um sentido ou utilidade.
Fadiga Compassiva
Burnout é extremamente comum especialmente entre, pasmem, profissionais de saúde, os especialistas no cuidado. É o esgotamento de cuidar do outro sem olhar para si, o que também pode ser chamado de fadiga compassiva.
Quem diria que excesso de cuidado pelo outro poderia causar problemas de saúde? Pode sim, e é extremamente comum entre médicos e enfermeiros.
Burnout nas empresas
Sabe-se que burnout aumenta pensamentos de suicídio e erros médicos. É incrível que muito apesar disso, várias empresas preferem ver seus profissionais doentes e as consequências negativas disso para a qualidade do serviço que eficazmente abordar o problemas. Profissionais que são submetidos a regimes rígidos demais e cargas horárias extensivas simplesmente adoecem.
Tratamento do burnout
O tratamento do burnout envolve em um primeiro momento diagnóstico adequado. Para suspeitar de burnout é importante considerar o contexto ocupacional , e deixar de investigar essa área pode levar a erro no tratamento. Apesar de os sintomas se pareceram com uma depressão, o estímulo contínuo de dificuldades no trabalho, frequentemente, leva a melhora parcial ou recaídas se o real problema não é endereçado.
Por que existe insatisfação? Quando começou a se tornar mais presente? Houve mudanças na empresa que desencadearam? Como está o balanço entra a vida profissional e pessoal? O paciente dedica ao trabalho boa parte de sua satisfação? Quais são os valores não cobertos pela ocupação? Em que tipo de trabalho o paciente gostaria de estar? Seria viável fazer essa mudança agora? Que estratégias estão gerando exaustão?
Deixar de entender o contexto mais amplo do Burnout impede um tratamento adequado. Além de medicação, geralmente é necessário fazer terapia e refletir sobre os diversos aspectos da vida e do trabalho.
Dr Caio Magno – Médico Psiquiatra