A mente como uma máquina de resolver problemas

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Conheça uma técnica para lidar melhor com pensamentos difíceis. Saiba como se desfundir de seus pensamentos.

O que é fusão?

É bem simples e não vou me estender. Boa parte dos exercícios de desfusão é dessa forma. Para entender como se desprender dos pensamentos, ou seja, praticar desfusão, precisamos compreender o que é fusão. É estar em um estado em que a ideia que surge na mente nos coordena. Deixamos de agir de acordo com o interesse de melhorar a vida, de agir em sintonia com nossos valores, com nossos desejos mais verdadeiros e passamos a reagir, a ficar em um estado de uma disputa e desgaste com esses pensamentos. Somos completamente envolvidos pelo sentido literal do pensamento. “Eu não sou bom o suficiente, essa ansiedade vai me matar, não sei agir diante das pessoas”.

Fusão leva a reagir ao invés de escolher

É perfeitamente natural ter qualquer um desses pensamentos. Na verdade, a nossa mente passa boa parte do tempo produzindo pensamentos negativos. Ficar preso ao pensamento faz com que ele coordene nossas ações. Se estou amarrado ao conceito que “não sou bom o suficiente”, posso deixar de tomar alguma iniciativa importante no trabalho. Se me desprendo dele, reconheço que é mais uma tentativa da minha mente de me proteger do pior ou tentar resolver meus problemas, mesmo que não esteja ajudando, posso criar um espaço entre mim e o pensamento, e fazer uma escolhida alinhada com meu desejo mais verdadeiro, ao invés de reagir a algum medo ou insegurança.


Rotular como máquina de resolver problemas

Quando você se percebe repleto de pensamentos negativos e se desgastando com eles de uma forma em que não escolhe, mas é coordenado, uma maneira de dar um passo para trás é chamar a mente de “máquina de resolver problemas”. “Olha só a minha mente tentando resolver meus problemas novamente”; “aí está minha máquina de resolver problemas em ação”. Você pode criar qualquer rótulo que seja mais próximo da sua experiência. Eu, particularmente, gosto de praticar desfusão, simplesmente, nomeando o pensamento com a palavra mente antes: “minha mente está dizendo x, y ou z. E você, como poderia criar um rótulo que ajude a praticar desfusão? Que nome daria a sua mente?

O dos principais processos nos transtornos de ansiedade e depressivos é a fusão pois leva a evitação experiencial. Sobre isso discutirei em outro post.

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00