O porsche de Viih Tube e a ilusão da felicidade

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
A nossa sociedade vive em função da ilusão do pote de ouro no final do arco íris. A felicidade seria algo futuro conquistado ao invés de uma experiência presente.

O que seria saúde? Pensei na definição da OMS que incorpora a saúde física, mental, espiritual e social. É claro que é bonita, abrangente, tão falada nas faculdades de medicina, mas também tão esquecida. Não existe de fato um enraizamento desses valores na saúde e sociedade.


Assisti a um Ted sobre a felicidade com o líder da pesquisa mais antiga da humanidade, um famoso estudo de Harvard que acompanha homens desde a década de 20 do século passado. As pessoas acreditam que felicidade está em riqueza, fama e poder, não é verdade? Quem não tem o seguinte pensamento “quando conseguir isso ou aquilo vou me sentir bem e pleno” ou talvez “quando atingir tal remuneração poderei comprar ou fazer algo e ficarei contente”?

O pote de ouro


A nossa sociedade vive em função da ilusão do pote de ouro no final do arco íris. A felicidade seria algo futuro conquistado ao invés de uma experiência presente. O estudo mostrou que estamos completamente enganados. Existem 60 participantes com mais de 90 anos vivos, e que são entrevistados a cada 2 anos. Sabem o que foi mais importante para a felicidade e satisfação dos integrantes da pesquisa? Não foi fama, poder, nem dinheiro, mas a qualidade dos relacionamentos importantes.


Os relacionamentos

São mais felizes as pessoas que conseguem compartilhar a vida em relacionamentos seguros e autênticos e mais infelizes as que vivem na solidão ou relacionamentos prejudiciais e tóxicos. E sabe o que mais o estudo mostrou? As relações impactam inclusive a saúde física. Quem vive relacionamentos seguros e importantes tem menos problemas de saúde ao longo da vida. E a fama, dinheiro e poder? Não releve relação com mais satisfação.
A definição da OMS de saúde envolve aspectos importantes Aborda corpo, mente, social e o espiritual. É evidente que não seguimos isso na medicina, cultura e sociedade. Pelo contrário, caminhamos ouvindo o mantra da sociedade ocidental, tão sedutor quanto uma sereia t tal mortal quando ela.


Reflita sobre isso. Quando se sente melhor? É ao chegar em casa às 22 horas porque deseja uma nova promoção ou quando está presente com pessoas importantes da sua vida. A sua satisfação vem de se acabar para obter mais recursos ou ao conseguir ter uma vida equilibrada em que cuida do corpo com exercícios e boa alimentação? E sua religiosidade, acredita que não tem um peso muito mais relevante que as ilusões do poder?
O bem estar é complexo e envolve cuidar de si de maneira abrangente, por exemplo da mente e aspectos psicológicos. Você cuida disso? Reflete sobre onde está e para onde está indo ou mantém o padrão de fazer a mesma coisa mesmo que traga resultados ruins para você?

viih 500 reais de gasolina


Outro dia vi uma chamada de uma notícia, dizendo que Viih Tube comprou um porsche e gasta 500 reais para encher o tanque. Me recordo que assisti um pouco do Big Brother e lembro de uma passagem em que ela amava o programa e que ficaria lá para sempre. Quando escutei isso me ocorreu toda essa reflexão, como a cultura e nossa sociedade reforçam essa bobagem. Qual é a relevância do porsche da garota para trazer algo de bom para alguém? Existe algo de muito errado no nosso mundo e está na dinâmica do que se pensa da vida. A ilusão do porsche da Viih Tube, da felicidade do instagram, que escondem na imagem bonito um choro por trás do celular.
Faço a provocação com o objetivo de refletirmos. O que de fato traz felicidade? Lutar por um porsche ou estar com quem é importante para você? O estudo de Harvard mostrou que é o último, ou você prefere acreditar na ilusão do Instagram?

Artigos Relacionados

A Positividade também é importante

A Positividade também é importante

A positividade é importante como a negatividade. A última leva à proteção, ajustes, reflexão. E o pensamento positivo ao engajamento e crescimento. Gente negativa é desagradável, intoxica o ambiente. Buscar elementos positivos na vida e combustível para o crescimento...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00