Eu poderia perguntar a qualquer pessoa o que ela costuma fazer para manejar ansiedade, tristeza ou raiva. Certamente alguma das seguintes estratégias surgiria:
- Pensar positivo
- Não pensar no problema
- Distrair-se
- Mudar o pensamento
- Tentar não sentir
- Mudar o sentimento
- Racionalizar, pensando e pensando em saídas
- Antecipar o futuro
- Predizer o pior
A cultura, a sociedade, nossos pais nos ensinaram que existem emoções boas e ruins, pensamentos positivos e negativos, ou sela, sempre aprendemos a criar um valor sobre o que devemos manter ou mudar dentro de nós. O tempo todo tentante evitar, mudar e controlar nossos estado emocionais. A ciência vem demostrando, de maneira muito contrária a todo esse conceito que aprendemos, que tentar controlar estados internos tem o efeito de produzir o resultado oposto: piora ansiedade, depressão, pânico e raiva.
Que se fazer então? Como viver uma vida inteira aprendendo sobre uma maneira de lidar com emoções e de repente perceber que não é eficaz? Sei que é duro reconhecer que nossos esforços não foram muito úteis, e talvez muito pelo contrário, pioraram nossas dificuldades. A ciência psicológica tem avançado e demonstrado que é muito mais eficiente construir habilidades de lidar com emoções que tentar controlá-las. O mindfulness, a terapia de aceitação e compromisso e outras terapias mais novas de terceira onda trabalham com isso, e os estudos indicam benefício em ansiedade, depressão, pânico etc.
Escrevo mais sobre isso em outro post.