A tendência de controlar e o sofrimento

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
A cultura, a sociedade, nossos pais nos ensinaram que existem emoções boas e ruins, pensamentos positivos e negativos, ou sela, sempre aprendemos a criar um valor sobre o que devemos manter ou mudar dentro de nós.

Eu poderia perguntar a qualquer pessoa o que ela costuma fazer para manejar ansiedade, tristeza ou raiva. Certamente alguma das seguintes estratégias surgiria:

  1. Pensar positivo
  2. Não pensar no problema
  3. Distrair-se
  4. Mudar o pensamento
  5. Tentar não sentir
  6. Mudar o sentimento
  7. Racionalizar, pensando e pensando em saídas
  8. Antecipar o futuro
  9. Predizer o pior

A cultura, a sociedade, nossos pais nos ensinaram que existem emoções boas e ruins, pensamentos positivos e negativos, ou sela, sempre aprendemos a criar um valor sobre o que devemos manter ou mudar dentro de nós. O tempo todo tentante evitar, mudar e controlar nossos estado emocionais. A ciência vem demostrando, de maneira muito contrária a todo esse conceito que aprendemos, que tentar controlar estados internos tem o efeito de produzir o resultado oposto: piora ansiedade, depressão, pânico e raiva.

Que se fazer então? Como viver uma vida inteira aprendendo sobre uma maneira de lidar com emoções e de repente perceber que não é eficaz? Sei que é duro reconhecer que nossos esforços não foram muito úteis, e talvez muito pelo contrário, pioraram nossas dificuldades. A ciência psicológica tem avançado e demonstrado que é muito mais eficiente construir habilidades de lidar com emoções que tentar controlá-las. O mindfulness, a terapia de aceitação e compromisso e outras terapias mais novas de terceira onda trabalham com isso, e os estudos indicam benefício em ansiedade, depressão, pânico etc.

Escrevo mais sobre isso em outro post.

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 18:00