Ficar sozinho gera depressão

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
Você sabia que ter bons amigos é um dos principais fatores para melhorar sua depressão?

Existem muitos fatores que estão associados a depressão. Talvez um dos mais importantes é o contato social. Estava lendo recentemente o livro “Finding Flow: The Psychology Of Engagement With Everyday Life”de Mihaly Csikszentmihalyi, e achei muito interessante uma colocação de pesquisas da área de psicologia trazida pelo autor. Estar em contato com outras pessoas traz felicidade, mesmo quando o contato é mais impessoal. Existe até uma graduação, na qual as amizades estão no topo (trazem mais satisfação), família num meio termo e estar só bem abaixo. Até ir ao trabalho conversar com colegas e ao parque e ter um breve papo com o vendedor de água de côco é benéfico.

Na psiquiatria sabemos que ser casado é fator de proteção para depressão e ser solteiro favorece. Estudos indicam que ter 5 grandes amizades cultivadas ao longo da vida traz mais felicidade e satisfação. E idosos relatam que o que traz mais sentido para suas vidas são suas relações importantes.

Quando se trata depressão, um dos fatores que contribuem com a recuperação é a socialização. Quem acaba se aproximando de pessoas que lhe são importantes se nutrem desse benefício para o humor.

O ser humano é social e afetivo. Estar com quem é importante talvez seja a característica mais importante da felicidade, satisfação e sentido da vida.

Artigos Relacionados

Paranoia

Paranoia

Bom tema para filmes. Quem nunca assistiu a Ilha do Medo de Scorcese? O delírio, a paranoia, é um tema extremamente cativante. Foge completamente da realidade e atinge o telespectador. E o que de fato seria isso?
Do ponto de vista da psiquiatria, quando falamos em paranoia, nos referimos a um quadro específico da esquizofrenia

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 18:00