Ficar sozinho gera depressão

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Você sabia que ter bons amigos é um dos principais fatores para melhorar sua depressão?

Existem muitos fatores que estão associados a depressão. Talvez um dos mais importantes é o contato social. Estava lendo recentemente o livro “Finding Flow: The Psychology Of Engagement With Everyday Life”de Mihaly Csikszentmihalyi, e achei muito interessante uma colocação de pesquisas da área de psicologia trazida pelo autor. Estar em contato com outras pessoas traz felicidade, mesmo quando o contato é mais impessoal. Existe até uma graduação, na qual as amizades estão no topo (trazem mais satisfação), família num meio termo e estar só bem abaixo. Até ir ao trabalho conversar com colegas e ao parque e ter um breve papo com o vendedor de água de côco é benéfico.

Na psiquiatria sabemos que ser casado é fator de proteção para depressão e ser solteiro favorece. Estudos indicam que ter 5 grandes amizades cultivadas ao longo da vida traz mais felicidade e satisfação. E idosos relatam que o que traz mais sentido para suas vidas são suas relações importantes.

Quando se trata depressão, um dos fatores que contribuem com a recuperação é a socialização. Quem acaba se aproximando de pessoas que lhe são importantes se nutrem desse benefício para o humor.

O ser humano é social e afetivo. Estar com quem é importante talvez seja a característica mais importante da felicidade, satisfação e sentido da vida.

Artigos Relacionados

O que é Síndrome do pânico?

O que é Síndrome do pânico?

Crises recorrentes de ansiedade Síndrome do pânico ou transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade cuja principal característica é apresentar crises recorrentes com as seguintes características: falta de ar, apreensão, medo de morrer, medo de ter uma crise,...

Metas e sonhos

Metas e sonhos

No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014