Terapia cognitivo-comportamental

Escrito por Dr. Caio Magno

Categorias:
O que é terapia cognitivo-comportamental (TCC)? É um modelo de terapia de curto prazo, estruturado, com início, meio e fim

“A real viagem da descoberta não consiste em buscar novas paisagens, mas em ter novos olhos” Marcel Proust 1871-1922”.

O que é terapia cognitivo-comportamental (TCC)? É um modelo de terapia de curto prazo, estruturado, com início, meio e fim que considera os seguintes aspectos: a frase acima representa bem núcleo da TCC. Não é pelas situações em si que a pessoa desenvolve um quadro depressivo ou ansioso, mas pela forma que enxerga e processa a situação. Quando há uma distorção exagerada entre o que a pessoa pensa e a realidade, tanto o estado emocional, quando as atitudes e comportamentos entrarão num “modo depressivo ou ansioso”.

Existe uma interconexão entre o que as pessoas pensam, sentem e se comportam. Cada parte desse relação interage com a outra. Se estou triste, posso ter mais pensamentos negativos. Se tenho muitos pensamentos distorcidos e negativos sobre mim, as pessoas ou o mundo, posso ficar mais triste e se eu adoto comportamentos não muito saudáveis, tem um impacto também no estado emocional e conteúdo interno. Na TCC através de técnicas cognitivas, comportamentais e de exposição são trabalhados esses aspectos, buscando que a pessoas tenha uma vivência mais próxima da sua realidade, enxergando suas potencialidades e indo em busca de seus objetivos.

Dr Caio Magno: psiquiatra, terapeuta cognitivo-comportamental, instrutor de mindfulness (São Paulo)

Artigos Relacionados

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Email

contato@drcaio.com

Consultório

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014

Segunda - Sexta

8:00 - 20:00