A psicoterapia é a abordagem que trata o sofrimento mental. Existem várias. Minha formação é em terapia cognitivo-comportamental e mindfulness. E atuo com uma submodalidade da TCC chamada terapia de aceitação e compromisso (ACT), um tipo de terapia cognitivo- comportamental contextual. Para saberem mais é só acessar o blog.
A ideia da psicoterapia é entender o porquê e como a pessoa sofre, e partir disso intervir seguindo de um referencial teórico, baseado em estudos científicos. E cada modalidade tem o seu conjunto de entendimentos e explicações do sofrimento mental.
Terapias cognitivo-comportamentais são eficazes de acordo com estudos científicos para depressão, ansiedade, fobia social, insônia, fobias, transtorno obsessivo compulsivo, entre outros.
Alguns casos são tratados unicamente com psicoterapia, principalmente casos mais leves e é comum haver associação com medicação em um tratamento combinado.
Sabemos que a doença mental é a ponta do iceberg do sofrimento presente na vida de cada pessoa. O desequilíbrio de várias áreas, com o tempo, cobra seu preço na forma de adoecimento. Entender e tratar as causas desse adoecimento me motiva a cada dia. E as psicoterapias são uma grande ferramenta a ser utilizada, além das medicações.
Consultas remotas ou presenciais com envio de prescrição para remédios.
Sou formado em terapia cognitivo-comportamental (Centro de terapia Cognitiva - CTC Veda) e mindfulness (Universidade Federal de São Paulo). Comecei minha atuação profissioanal como psiquiatra e desde a residência já tinha interesse nas terapias/ psicoterapias. Assim que finalizei essa formação ingressei numa especialização em terapia cognitivo-comportamental.
Ficava intrigado com funcionamento da mente e pude compreender com o curso que geralmente o sofrimento se deve mais à forma como as pessoas vêem uma situação do que pela situação em si. Achei esse conceito maravilhoso e com grande potencial terapêutico.
Tristeza por si só não é depressão. O quadro clínico envolve vários outros sintomas com impacto na vida e perda de vitalidade.
Pânico é um quadro da esfera da ansiedade que envolve crises recorrentes intensas com várias características que muitas vezes se confundem com problemas físicos como infarto ou asma.
As fobias, também chamadas de fobias simples se referem a medos específicos como de barata, avião, altura, animais etc.
Existem vários transtornos de ansiedade, geralmente quando se fala em ansiedade de maneira mais geral estamos nos referindo ao transtorno de ansiedade generalizada.
Bipolaridade não é ter variação de humor, isso é normalidade. Na bipolaridade existem características de depressão que se intercalam com episódios com características distintas.
É um quadro com surtos psicóticos recorrentes e que tem tratamento, se adequado com boa evolução.
A exaustão emocional no trabalho tem algumas características um pouco distintas da depressão comum.
Fobia é a da esfera da ansiedade social, ou seja, o receio da avaliação do outro nos ambientes sociais. Tem tratamento, tanto com medicação e terapia.
Não dormir bem pode ser tanto um sintoma quanto um quadro clínico ou diagnóstico a parte.
Por isso o tratamento deve ser bem focado para evitar uso desnecessário de medicações e tratar a causa base quando existe.
Segunda a sexta-feira de 8-18h
11 968806196
contato@drcaio.com
Avenida Iraí, 300, Edifício Solis Office Moema, conjunto 103, Moema, São Paulo, SP
Cep 04082-000