Você é habilidoso e seu mindset te leva ao fracasso?

Estava refletindo, após uma leitura, sobre como ter uma habilidade precoce pode ser prejudicial. Parece estranho pensar nisso não? Como ser um prodígio pode levar a consequências negativas? A questão é como a pessoa funciona, quais são suas crenças em relação a suas habilidades. A autora Carol Dweck de Mindset esclarece que a depender de como a pessoa encara o desafio ser bom pode na verdade ser algo prejudicial a ela.

 

Falei em outro post sobre o mindset fixo e de crescimento. Pessoas com mindset fixo tem a crença de que são inatamente competentes, logo o fracasso não é processado cognitiva e emocionalmente de maneira adequada. Como assim eu não consigo se sou tão bom? Pessoas habilidosas precocemente podem se apegar a imagem que tem de que são habilidosas e temer o desafio e dificuldade pois ambas apontariam a contradição de que não são tão boas.

 

As pessoas com mindset de crescimento, por outro lado, reconhecem o fracasso e derrota como naturais e indicativos de que precisam trabalhar habilidades, treinar e se esforçar.

 

Talvez tenhamos alguns exemplos no meio do futebol. Refleti sobre a derrota da seleção brasileira por 7 a 1 para a Alemanha. Será que não foi uma questão de mindset? Falo mais sobre isso em outro post. Pessoas ou uma equipe com mindset fixo não conseguem lidar bem com a dificuldade.

share this :

Veja também