Metas e sonhos

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.

No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.

Viva de maneira que cada passo na direção correta e cada respiração ao longo do caminho se tornem a realização do seu sonho.

Metas

Essas palavras do mestre espiritual Thich Nhat Hanh costumam causar confusão a muitos. O que ele deseja de fato dizer com esses ensinamentos? Não devemos buscar os sonhos no futuro e fazer de tudo para conquistá-los? Quando desejamos algo não devemos traçar metas frequentemente em busca desses objetivos?

Estresse, ansiedade, depressão

Tudo isso é verdade e comumente há um entendimento incorreto do que é realizar os sonhos no presente. Os ensinamentos de mindfulness (atenção plena) mostram que nossa mente costuma viver perdida no futuro ou no passado, nas expectativas do que desejamos ou nas rememorações do que nos incomodou. É uma tendência natural da mente. a minha é assim e a sua também. A ciência vem demonstrando que essa tendência costuma gerar estresse, ansiedade, tensão e favorece os transtornos psiquiátricos como a depressão.

Mindfulness é uma ferramenta

Eu, como psiquiatra e terapeuta, me deparei com mindfulness e reconheci como uma ferramenta muito útil para trazer mais equilíbrio na vida, bem como contribuir com o tratamento dos problemas psiquiátricos e psicológicos.

E voltemos aos sonhos. Viver esses sonhos no presente significa nos conectarmos com eles diariamente, traçando pequenas metas e levando energia e atenção para o que é importante. A ponto não é exatamente chegar naquele desfecho futuro que tanto almeja, isso não é o mais importante, apesar de que provavelmente chegará. Mas viver a vida de maneira mais rica e plena, momento a momento.

Dr. Caio Magno – Psiquiatra e terapeuta – São Paulo – SP

Artigos Relacionados

O que é Síndrome do pânico?

O que é Síndrome do pânico?

Crises recorrentes de ansiedade Síndrome do pânico ou transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade cuja principal característica é apresentar crises recorrentes com as seguintes características: falta de ar, apreensão, medo de morrer, medo de ter uma crise,...

Aceitação não é passividade

Aceitação não é passividade

Muitos pensam que aceitação é uma característica negativa, algum tipo de fraqueza. E se eu disser que é uma habilidade emocional e das mais complexas? Aceitação não é o que, comumente se imagina, passividade ou até mesmo resignação. Tampouco é falta de ação ou de...

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014