Recomendo esse livro (Mindset) da autora Carol Dweck. Inicialmente pensei que era mais do mesmo, ou seja, uma releitura dos conhecimentos da terapia cognitivo-comportamental. É evidente que a base é essa área da psicologia, no entanto, de jeito nenhum é uma releitura, mas toda uma pesquisa particular dessa área do conhecimento.
Que seria mindset e quais são os tipos?
Mindset é um estilo de pensamento presente em nós. É uma tendência de interpretar situações e eventos de uma determinada forma, e a depender de qual seja, pode interferir no nosso desenvolvimento. No livro autora traz inúmeros exemplos dos dois tipos de mindset, o fixo e o de crescimento. As pessoas que tem o primeiro tipo, o fixo, acreditam que seu desempenho e capacidades são fixos, inatos, imutáveis, e dessa forma, buscam na vida desempenhar papeis e ações que reforcem a ideia positiva que tem de si, e fogem de questões que digam o contrário. Já percebemos grandes limitações desse estilo de pensamento, não?
E o outro mindset mais funcional, como seria? Pessoas com mindset de crescimento focam, de maneira diferente, no desenvolvimento de habilidades, esforço e aprendizado, ou seja, meu bom desempenho se relaciona às ações que traço a fim de chegar em determinada meta.
Já conseguem perceber que o primeiro mindset é mais limitante e o segundo mais funcional? Os estudos mostram justamente isso. Pessoas com mindset fixo desejam reforço da imagem que acreditam que tem. Um exemplo é a reação à ideia “eu sou inteligente”. Se algo é difícil e não consigo fazer o pensamento que pode surgir é “não sou inteligente” e o resultado é desestimular a persistência no desenvolvimento da atividade. Pessoas com esse tipo de mindset buscam se envolver em atividades fáceis que reforcem a ideia acima. Bastante limitante não?
No caso do estilo de pensamento de crescimento, se surge uma dificuldade, o pensamento que surge é: “preciso me esforçar, pensar em novas perspectivas, descansar um pouco, ver por novos ângulos, consultar alguém ou nossa que desafiador”.
Conclusão
A autora ao longo dos capítulos vai demonstrando o papel do mindset em diferentes meios e o que as pesquisas mostraram. Qual o papel de um mindset fixo e de crescimento nas escolas, meios profissionais, etc.
Vale, a leitura. Apesar de ser uma área de desenvolvimento particular da ciência psicológica, o conceito de mindset se baseia em elementos da terapia cognitivo -comportamental. Talvez estivéssemos falando de esquemas, ou seja, de sistemas de crenças particulares. A pesquisadora trabalhou esses elementos de maneira competente corporificando um conceito particular que se sobressai do que já existe.
Principais pontos:
Existem dois tipos de mindset: o fixo e o decrescimento.
Mindset se refere a um estilo de pensamento com características particulares.
Mindset fixo: existem ideias rígidas e fixas sobre a pessoa. É uma forma de pensar limitante pois a tendência é a esquiva do que é contrário ao pensamento, como algo mais difícil e cansativo.
Mindset de crescimento: o foco é no aprendizado e desenvolvimento. A pessoa não tem uma ideia rígida de si. É um estilo de pensar mais funcional.
Não é releitura da terapia cognitiva, mas um campo particular de estudo.