Modelo de flexibilidade psicológica
É o modelo no qual a terapia de aceitação e compromisso (ACT) se baseia. Consiste em ser capaz de agir sendo guiado por valores mesmo em situações mais desafiadoras. É o contrário de inflexibilidade psicológica que significa manter um comportamento que claramente está sendo um empecilho para transformar a vida para o que se deseja.
Habilidades emocionais
A ACT busca munir o paciente de ferramentas de habilidade emocional com fim em lidar com pensamentos e emoções difíceis, sempre em função de promover maior conexão com as qualidades desejadas na vida. Facilita diminuir o determinismo do pensamento sobre as emoções e criar um espaço interno em que é possível observar o que se passa. Isso leva a fazer escolhas motivadas pelo que se quer, ao invés de ser determinado pela história de vida se consolidada na mente.
Na ACT o paciente pratica em sessão reconhecer seus pensamentos, se separar deles, perceber suas emoções e permitir que elas fluam livremente. Ele entra em contato consigo mesmo, clarifica seus desejos mais profundos sobre como quer construir sua vida e põe em prática metas com esse fim.