Faça o que é necessário

Escrito por Caio Almeida

Categorias:
Boa parte dos problemas emocionais está relacionada à evitação.

Boa parte dos problemas emocionais está relacionada à evitação. Na depressão, diante de vivencias internas (emoções e pensamentos) ou externas (eventos estressantes) mais desafiadoras a tendência é fugir, isolar-se de tal modo que a vida perde a viço. Nos quadros ansiosos surge uma ameaça imaginária de perigo à integridade da pessoa, seja de maneira mais objetiva ou subjetiva, de tal modo que o indivíduo evita enfrentar o desconforto da vivência emocional aflitiva ou da situação concreta.

Do ponto de vista da ciência comportamental, evitar estados internos ou externos que geram desconforto faz parte do mecanismo de manutenção deles mesmos. A depressão e ansiedade se mantem, justamente, pois é intolerável para a pessoa permitir um espaço interno dentro delas onde tais desconfortos possam existir e partir de maneira natural.

Fazer o que é necessário significa ir em busca do que se deseja, projetos pessoais, metas, objetivos que enriquecem a vida, e no caminho de maneira consciente lidar com os desconfortos, sem evitá-los.

Artigos Relacionados

O que é Síndrome do pânico?

O que é Síndrome do pânico?

Crises recorrentes de ansiedade Síndrome do pânico ou transtorno de pânico é um transtorno de ansiedade cuja principal característica é apresentar crises recorrentes com as seguintes características: falta de ar, apreensão, medo de morrer, medo de ter uma crise,...

Metas e sonhos

Metas e sonhos

No espírito da atenção plena, quando temos um sonho, uma intenção, um ideal, devemos vivê-lo. O seu sonho poderá ser realizado neste exato momento.

ENtre em contato

COnsultas e sessões

Horário

Segunda a sexta-feira de 8-18

Telefone e whatsapp

11 968806196

Email

contato@drcaio.com

Endereço

Alameda dos Maracatins 1217, Ed Superia, conjunto 912, Moema, São Paulo, SP
Cep 04089-014